[weglot_switcher]

Respostas Rápidas. O que está em causa no controlo exclusivo da Groundforce pela Menzies Aviation?

“A mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional”, refere a AdC esta segunda-feira. Conheça os contornos desta aquisição.
19 Junho 2023, 11h49

A Autoridade da Concorrência (AdC) emitiu esta segunda-feira um parecer em que não se opõe ao controlo exclusivo da Groundforce por parte da empresa de serviços logísticos Menzies Aviation.

“A mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional”, refere a AdC esta segunda-feira. Conheça os contornos desta aquisição.

O que diz a Autoridade da Concorrência sobre este tema?

A Autoridade da Concorrência (AdC) deliberou não se opor ao controlo exclusivo da SPdH – Serviços Portugueses de Handling (Groundforce) pela empresa de serviços logísticos Menzies Aviation, anunciou o regulador.

“Em 15 de junho de 2023, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência […] delibera adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração, […] uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou em parte substancial deste”, lê-se num comunicado divulgado no portal da AdC.

Que alterações estão previstas?

Em causa está a aquisição do controlo exclusivo da SPdH (que opera serviços de assistência em escala [handling] nos aeroportos de Lisboa, Porto, Funchal, Faro e Porto Santo, através da marca Groundforce) pela Menzies Aviation – Portugal, Serviços de Carga.

A notificação desta operação de concentração tinha sido recebida pela AdC em 16 de maio passado.

O que é a Menzies Aviation?

A Menzies Aviation presta serviços logísticos do lado terra e ar e é controlada pelo grupo Agility, que até há pouco tempo prestava serviços de aviação através sua subsidiária National Aviation Servisses (NAS), sendo que quer a Menzies, quer a Agility não se encontram ativas em Portugal.

Que acordo foi assinado entre a TAP, Menzies Aviation e Groundforce?

A TAP, a Menzies Aviation e a Groundforce celebraram a 11 de abril um “Acordo de Subscrição com vista à recuperação e revitalização da Groundforce”, avançou a companhia aérea em comunicado.

A assinatura deste acordo é um passo decisivo para “a recuperação da Groundforce e para o reforço da confiança no futuro da empresa de handling “, segundo a companhia.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.