[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: O que já se sabe sobre a primeira vacina contra a Covid-19, a “Sputnik V”

A vacina deverá começar a ser produzida em setembro para que esteja pronta para distribuição em janeiro de 2021. Para já, existem 20 países interessados, um milhão de doses pré-encomendadas e um presidente voluntário para ser vacinado.
11 Agosto 2020, 14h19

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou esta terça-feira que a Rússia se tornou no primeiro país do mundo a registar uma vacina contra a Covid-19. O anúncio surge depois de a vacina ter sido testada durante dois meses em humanos e de ter sido administrada a uma das filhas do chefe de Estado russo.

Como se chama a vacina?

Foi baptizada como Sputnik V, em referência ao satélite enviado para o espaço pela União Soviética em 1957, o primeiro satélite artificial que inaugurou a corrida ao espaço.

Que garantias foram dadas pela Rússia sobre a eficácia da vacina?

De acordo com o chefe de Estado, a vacina russa é “eficaz” e superou todas as provas necessárias assim como permite uma “imunidade estável” face ao Covid-19, apesar de não ter passado pela fase três de ensaios clínicos, um momento fundamental em que a vacina é testada em larga escala e onde são detectados efeitos secundários e é comprovada a eficácia da mesma.

Quem é que já foi vacinado?

Para comprovar a eficácia da vacina, o presidente russo revelou que a mesma foi administrada a uma das suas filhas que tinha uma temperatura de 38ºC antes de ser inoculada. Depois da vacina, disse Putin, a temperatura baixou para os 37ºC no dia seguinte. “Ela sente-se bem e tem um número elevado de anticorpos”, garantiu o presidente russo.

Em maio, o governo russo informou que a primeira pessoa no mundo a ser vacinada contra o vírus foi um investigador russo que se injetou antes mesmo dos testes em macacos estarem concluídos. Segundo o “New York Times”, uma parte da força militar russa também já foi vacinada.

O Ministério da Saúde russo afirmou que uma dupla inoculação “permite uma imunidade longa”, que poderá durar “dois anos”.

Quantas doses foram encomendadas?

Segundo Kirill Dmitriev, presidente do conselho de administração do Russian Direct Investment, o fundo soberano russo envolvido na investigação científica e no financiamento das pesquisas, já foram pré-encomendadas “mais de um milhão de doses” por “20 países estrangeiros”.

Quais são os países potencialmente interessados na vacina?

Ainda não se sabe.  Porém, no início do mês de agosto, Kirill Dmitriev afirmou que o país ia entrar na fase três dos ensaios clínicos e revelou que vários países já haviam manifestado interesse em produzir a vacina russa, dando como exemplo a Índia e o Brasil. Já o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou ter “grande confiança” na vacina russa e ofereceu-se como voluntário.

A produção e venda em massa está prevista para quando?

A produção industrial vai começar em setembro e segundo o Ministério da Saúde da Rússia, a Sputnik V vai entrar em circulação a 1 de janeiro de 2021.

Qual foi a reação da comunidade cientifica?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu com cautela a notícia de que a Rússia registou a primeira vacina do mundo contra a covid-19, sublinhando que deverá seguir os trâmites de pré-qualificação e revisão definidos.

“Acelerar o progresso não deve significar comprometer a segurança”, disse o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, numa conferência de imprensa, acrescentando que a organização está em contacto com as autoridades russas e de outros países para analisar o progresso das diferentes investigações em curso relativamente de vacinas.

O porta-voz sublinhou que a organização está satisfeita “com a rapidez com que as vacinas estão a ser desenvolvidas” e espera que algumas delas “se mostrem seguras e eficazes”

Quantos infetados e mortos por Covid-19 existem na Rússia?

Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, até ao dia de hoje, o país regista mais de 890 mil casos de infecção e cerca de 15 mil pessoas morreram devido à doença.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.