[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: o que se sabe sobre a tragédia de Génova?

O balanço mais recente desta tragédia regista 39 mortos e 16 feridos, 12 dos quais em estado grave. Entre as vítimas mortais há três crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos
15 Agosto 2018, 18h31

O que aconteceu em Génova?

Parte da ponte Morandi, que fica na autoestrada 10 (A10) em Génova, no norte da Itália, desabou cerca das 11h00 (de Lisboa) na terça-feira, 14 de agosto.

Nesta altura, a região da Ligúria estava a ser afetada por fortes chuvas.

Duas dezenas de automóveis e três camiões caíram de uma altura de 45 metros, numa zona industrial.

Quais são as consequências?

O balanço mais recente desta tragédia regista 39 mortos e 16 feridos, 12 dos quais em estado grave. Entre as vítimas mortais há três crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.

Segundo as autoridades italianas, há ainda vários desaparecidos, continuam os trabalhos de busca, feitos por cerca de 300 profissionais, com o recurso de cães farejadores e equipamento de escalada.

Como reagiram as autoridades?

O ministro das Infraestruturas, Danilo Toninelli, escreveu numa mensagem na rede social Facebook que “os diretores da Autostrade per l’Italia devem demitir-se antes de tudo” e declarou que o Governo italiano “ativou todos os procedimentos para a possível revogação das concessões e a imposição de uma multa de até 150 milhões de euros” à concessionária.

O governo declarou o “estado de emergência” em Génova durante um ano. Foi também decretado um dia de luto nacional.

A Procuradoria de Génova abriu um inquérito por negligência e homicídio múltiplo. “Não foi uma fatalidade, foi erro humano”, disse, aos jornalistas, o procurador principal de Génova, Francesco Cozzi.

Que ponte é esta?

Foi projetada pelo engenheiro Riccardo Morandi e construída entre 1963 e 1967. Chegou a ser alcunhada de “Ponte do Brooklyn”, pelas semelhanças com a ponte de Nova Iorque.

O viaduto mede 1.182 metros e tem 90 metros de altura; o tabuleiro encontra-se a 45 metros do chão. Para comparação, a ponte da Arrábida, no Porto, tem uma altura de 70 metros, enquanto a ponte 25 de abril, em Lisboa, tem um comprimento total de 2.278 metros.

A ponte atravessa o rio Polcevera, passando pelos bairros de Sampierdarena e Cornigliano, que ficam próximo do aeroporto local.

É considerada uma das principais vias de acesso da capital da Ligúria.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.