O deputado eleito nas listas do Chega Açores, à Assembleia Legislativa da República, Miguel Arruda, entrou na ordem do dia devido a suspeitas de ter furtado malas nos aeroportos de Lisboa e dos Açores. Passou a independente e já provocou a suspensão dos trabalhos na Assembleia Legislativa da República, esta sexta-feira. Saiba o que tem acontecido desde que Miguel Arruda foi constituído arguido por suspeitas de furto qualificado e contra a propriedade.
O que está em causa?
Miguel Arruda foi constituído arguido por suspeita do furto de malas em aeroportos portugueses como confirmou a agência noticiosa Lusa junto de fonte policial na quarta-feira.
A mesma fonte policial referiu que em causa estão “suspeitas de crimes de furto qualificado e contra a propriedade, por furto de malas dos tapetes de bagagens das chegadas dos aeroportos de Lisboa e de Ponta Delgada quando Arruda viajava de e para os Açores no início e no final da semana de trabalhos parlamentares”.
Na terça-feira foram realizadas buscas nas casas que Miguel Arruda tem em Lisboa e em São Miguel, nos Açores.
O que disse o presidente do Chega, André Ventura, sobre o caso?
André Ventura defendeu que Miguel Arruda deve suspender ou renunciar ao mandato se as explicações que der sobre o caso não forem suficientes ou aceitáveis.
O que já fez Miguel Arruda?
Miguel Arruda decidiu comunicar ao líder do partido, André Ventura, que ia passar a deputado independente, como indicou fonte próxima do parlamentar à Lusa, na quinta-feira. Esta mesma fonte referiu que Arruda se considera inocente e que esta passagem a deputado independente é uma “decisão individual”, sendo “mais fácil provar a inocência sem levar o partido atrás”, e que Miguel Arruda pretende continuar vinculado ao Chega.
Quantas malas teria Miguel Arruda?
O Expresso avançou na quinta-feira de que o agora deputado independente teria 17 malas em casa, enquanto que a TVI/CNN diz que as autoridades terão apreendido 12 malas (sete na casa em Lisboa e cinco na casa dos Açores). O mesmo canal refere que está a ser investigada uma conta que o deputado teria na Vinted, onde seriam vendidos os artigos furtados.
O que levou a Assembleia da República a suspender brevemente os trabalhos esta sexta-feira?
Os trabalhos que decorrem na Assembleia da República, esta sexta-feira, foram brevemente suspensos na sequência do anúncio do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, do lugar onde este ficaria sentado enquanto deputado independente. O lugar escolhido colocou Miguel Arruda na última filha entre as bancadas do PSD e do Chega.
Esta decisão não agradou ao Chega. O líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, mostrou “desconforto” por o antigo deputado da força partidária ficar ao lado dos deputados do Chega, e que “não poderia responder pelo seu grupo parlamentar e pelo que possa acontecer na sessão plenária”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com