[weglot_switcher]

Rio volta a criticar lotação da “Festa do Avante!”

Numa publicação irónica no Twitter, o líder do PSD fez comparações entre a “Festa do Avante!” e um concerto na Alemanha para duas mil pessoas, comparando ainda o PIB de Portugal com o alemão.
  • JOSE COELHO/LUSA
23 Agosto 2020, 10h58

O presidente do PSD, Rui Rio, voltou a criticar a realização da “Festa do Avante!”, utilizando como comparação a realização de um concerto na Alemanha com duas mil pessoas.

“Nós cá em Portugal estamos muito à frente. Vamos testar com 33.000 na Quinta da Atalaia. O PIB deles é 16 vezes maior do que o nosso e nós testamos com 16 vezes mais público. Nalguma coisa temos de ser maiores”, escreveu o líder social-democrata numa publicação no Twitter, no sábado à noite.

Mais de duas mil pessoas participaram este sábado, na Alemanha, em três concertos simulados para testar o melhor modelo que permita organizar este tipo de espetáculos, evitando a contaminação pelo novo coronavírus.

Segundo relata a agência France Presse, o cantor ‘pop’ alemão Tim Bendzko aceitou participar no estudo da Universidade de Halle e deu três “miniconcertos” durante o dia em Leipzig, testando várias variáveis: com um menor e um maior número de espetadores, maior ou menor distanciamento, além de diferentes medidas de higiene.

Nas simulações de concerto apenas foi autorizada a participação de pessoas jovens e saudáveis, para limitar o risco de contágio pela covid-19, e com teste negativo para o novo coronavírus.

“Este projeto deve lançar as bases para o retomar do sector do entretenimento, que é particularmente afetado pelas medidas restritivas que tiveram de ser tomadas devido à pandemia de covid-19”, explicou o ministro da Ciência do Estado da Saxónia, a uma televisão local.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.