[weglot_switcher]

Ronaldo pediu e multidão ‘SIIIIubscreve’. CR7 consegue 20 milhões de subscritores num dia

“Uma forma de estar mais próximo dos meus fãs”. É desta forma que Cristiano Ronaldo descreve o seu canal de Youtube, a nova aposta numa carreira que conta com muito mais que futebol.
Cristiano Ronaldo
Fotografia: AFP
22 Agosto 2024, 16h00

Jogador de futebol, empresário, ator e agora youtuber. Cristiano Ronaldo lançou o seu canal de Youtube na quarta-feira e, em perto de 24 horas, já soma mais de 20 milhões de subscritores.

Em pouco mais de uma hora, o seu canal que já tinha 11 vídeos com diferentes conteúdos, somava mais de um milhão de seguidores. Na sua mais recente aposta, o capitão da seleção portuguesa mostra um pouco da sua vida privada.

“Tenho uma grande surpresa para vocês”, diz Ronaldo antes de anunciar o projeto. É numa sala, sentado no sofá, e com várias camisolas que já vestiu ao longo da sua extensa carreira, que Cristiano Ronaldo se coloca ao lado da sua mulher, Georgina Rodríguez, e admite que não poderia haver outra primeira convidada. Neste mesmo vídeo, o casal conta do que se vai tratar este projeto e levantam também o véu ao indicar que podem existir outros convidados.

“É uma forma de poder estar mais próximo dos meus fãs, das minhas pessoas… tantos anos de futebol, creio que é a plataforma ideal para poder partilhar um pouco da minha vida, das minhas coisas, num conteúdo orgânico e original”, referiu o capitão do Al Nassr.

Georgina, habituada às luzes da ribalta e também a temas que dizem respeito às redes sociais, assume que este é “um projeto promissor” e de “êxito assegurado”, muito em parte por causa da “curiosidade” e “magnetismo” do jogador português.

O canal “UR · Cristiano” tem ainda vídeos com os filhos do craque, em que se descobre que Cristiano Ronaldo já é possuidor de uma placa dourada do Youtube, uma ‘medalha’ que um youtuber recebe quando alcança um milhão de subscritores (o que aconteceu na primeira hora). Agora, Ronaldo pode já preparar mais um espaço na sua estante de troféus, porque deverá estar a chegar a placa de diamante, recebida quando se atingem os 10 milhões de subscritores.

Não se sabe se esta poderá ser uma nova carreira para o jogador atualmente na Arábia Saudita, uma vez que faz várias avaliações a golos seus, apresenta as suas escolhas e fala sobre a pressão de ser Cristiano. A verdade é que muitos apontam o Euro2024 como a última chamada de Cristiano Ronaldo à seleção nacional, sendo que o capitão não teceu comentários sobre uma eventual saída.

Aos 39 anos, faz 40 a 5 de fevereiro, a prestação do madeirense tem sido alvo de críticas, especialmente durante a presença na equipa portuguesa no Europeu. Agora, resta saber qual a aposta que Ronaldo irá fazer para o seu futuro: apostar a 100% no Youtube ou pendurar as chuteiras. A resposta talvez surja num dos seus próximos vídeos.

Ronaldo ganha fora das quatro linhas

Apesar de um salário milionário no Al Nassr, na ordem dos 213 milhões de dólares (mais de 190 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), Ronaldo tem outro tipo de salário(s).

A Forbes classificou o Ronaldo como o atleta mais bem pago de 2023, liderando o pódio seguido do golfista Jon Rahm e Lionel Messi. Já no ano anterior, em 2022, CR7 era considerado o atleta mais bem remunerado, por conta da sua transferência para o Al Nassr.

A mesma lista aponta que o português tenha ganho 260 milhões de euros em todo o ano de 2023, naquele que terá sido um valor histórico. Deste valor, só 200 milhões de dólares (184 milhões de euros) serão com o futebol. Já os ganhos fora das quatro linhas rondará os 60 milhões de dólares (55 milhões de euros) com patrocínios e publicidades.

Mesmo com um generoso salário, Ronaldo tem vindo a ver o seu valor de mercado no mundo do futebol descer consideravelmente.

Aquando da saída do Manchester United, em 2008 aos 23 anos, Ronaldo estava avaliado em 60 milhões de euros, um montante que foi subindo ao longo da sua estadia no Real Madrid, onde chegou a valer 70 milhões e atingiu os 120 milhões de euros (2014 e 2018). O jogador chegou à Juventus a valer 100 milhões de euros e saiu com uma avaliação de 45 milhões.

Num regresso a Old Trafford, entre 2021 e 2022, CR7 passou de 35 milhões para 20 milhões, no espaço de um ano. No Al Nassr, Ronaldo encontrou um novo mínimo: 15 milhões de euros.

Recordes em todo o lado

Sem medos de arriscar, assim se pode descrever Ronaldo. Por isso mesmo, é que terá tantos fãs e outros nem tanto.

“Ronaldo está a marchar para se tornar o primeiro jogador de futebol a ter um bilião de seguidores nas suas redes sociais”, indica uma análise da “SafeBettingSites.com”. Exemplo disso é que Ronaldo foi a primeira pessoa em todo o mundo a atingir 500 milhões de seguidores em três plataformas digitais: Facebook, Instagram e X.

Em março deste ano, Cristiano Ronaldo já somava 903 milhões e, ao dia esta quinta-feira, este valor já tinha crescido para 947,6 milhões de seguidores, um número que deverá continuar a crescer com o seu canal de Youtube.

O Instagram é o principal impulsionador do número de seguidores, responsável por 636,1 milhões, enquanto o Facebook contabiliza 170,1 milhões de seguidores. O X (antigo Twitter) soma 112,6 milhões de seguidores e o Weibo tem 8,8 milhões. Só este ano, o internacional português ganhou 43 milhões de seguidores.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.