O banco catalão Sabadell anunciou um dividendo de cerca de 500 milhões de euros, segundo avançou o jornal espanhol ‘CincoDías’. Este dividendo tem o objetivo de contrariar a oferta de aquisição pública (OPA) do BBVA.
Esta é já a segunda vez que o banco catalão anuncia este valor em dividendos, sendo que esta remuneração aos investidores enquadra-se no plano do banco catalão, que prometeu distribuir 2,9 mil milhões aos seus investidores em dois anos, o que corresponde a 25% a sua capitalização bolsista.
Sergio Palavecino, diretor financeiro, antecipou em novembro que o banco pretendia apresentar o valor do seu dividendo na mesma altura em que anunciasse os seus resultados anuais a 7 de fevereiro, com o objetivo de cumprir a sua política de distribuição do excesso de capital que excede 13%.
No entanto, para que o banco possa distribuir este valor aos seus acionistas é necessário submeter a decisão à assembleia de acionistas e ter a aprovação do Banco Central Europeu (BCE).
O banco fechou o terceiro trimestre com um excesso de capital de 639 milhões de euros. Segundo o jornal espanhol, a distribuição vai ser feita tanto em recompra de ações como em pagamento.
Esta medida obrigará a que o BBVA aumente a sua oferta sobre o banco e melhore as condições da OPA. Durante esta semana as ações do Sabadell já valiam mais do que o valor da oferta feita pelo BBVA.
Relembre-se que a oferta do BBVA foi anunciada a 9 de maio de 2024, no valor de 12 mil milhões de euros. Inicialmente a OPA consistia numa oferta de ações do BBVA aos acionistas do Sabadell com base na seguinte equação, uma ação do BBVA para cada 4,83 ações do Sabadell.
A OPA hostil acontece depois do BBVA ter proposto uma fusão entre os bancos, em abril de 2024, que foi recusada pelo Sabadell. Os dois bancos já tinham tentado uma fusão em 2020, no entanto o projeto fracassou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com