[weglot_switcher]

Sabe o que é o Carding e como pode proteger-se?

O carding consiste numa fraude relacionada com cartões. Basicamente, os autores do crime conseguem obter os dados do cartão usando a tecnologia para copiá-los, fazendo com que o consumidor caía em algumas armadilhas.
28 Janeiro 2025, 07h45

O carding consiste numa fraude relacionada com cartões. Basicamente, os autores do crime conseguem obter os dados do cartão usando a tecnologia para copiá-los, fazendo com que o consumidor caía em algumas armadilhas.

Com os dados dos cartões dos consumidores, criam um cartão virtual para fazerem compras, utilizando o dinheiro de forma indevida. Há alguns cenários que começam por fazer pagamentos de pequenas quantias, tanto que o consumidor não nota à partida, mas depois há outros que se verifica quantias exorbitantes.

Como é que conseguem guardar os dados dos consumidores? Nomeadamente, nas seguintes situações:

  • Esquemas de phishing, em que o consumidor dá os seus dados sem imaginar que está perante um esquema maldoso;
  • Falhas de segurança em determinadas páginas web que podem deixar expostos os dados bancários dos seus clientes;
  • Utilizando um leitor NFC – Near Field Communication ou RFID – Radio Frequency Identification para roubar os dados dos cartões dos consumidores;

Como pode o consumidor evitar o carding?

  • Utilizando redes seguras, evitando redes públicas;
  • Verificando sempre se as páginas que navega são oficiais;
  • Confirmando se o site começa por “https” em vez de “http”;
  • Desconfiando de mensagens ou e-mails recebidos que o encaminhem a dar os seus dados privados;
  • Ativando a autenticação de dois fatores para pagamentos com o cartão;
  • Não perca de vista o seu cartão.

O ideal é estar sempre atento, verificar as suas contas bancárias de forma diária e saber como agir.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.