[weglot_switcher]

São Tomé e Príncipe: funcionários da Justiça ameaçam entrar em greve

Segundo Manuel Silva Gomes Cravid, que se reuniu recentemente com o primeiro-ministro e com a titular da pasta da Justiça, “há alguma preocupação deste Governo em resolver esse problema”.
19 Fevereiro 2025, 07h00

Os funcionários judiciais de São Tomé e Príncipe admitem entrar em greve no próximo mês, confirmou o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Manuel Silva Gomes Cravid, à “RSTP”.

Entre as reivindicações estão a atualizações e o aumento salarial no sector, questões que se têm vindo a estender “desde 2016” e que estão nas mãos do Governo, sublinhou.

“Os funcionário judiciais, de facto, apresentaram uma carta reivindicativa, com pré-aviso da greve”, afirmou Manuel Silva Gomes Cravid, a menos de um mês da abertura do novo ano judicial.

Segundo o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, que se reuniu recentemente com o primeiro-ministro e com a titular da pasta da Justiça, “há alguma preocupação deste Governo em resolver esse problema”.

“O aumento salarial tem a ver com política do Estado. Essa reivindicação ultrapassa-nos. Promovemos todos os trabalhadores, sem exceção”, afirmou, em declarações à “RSTP”.

Ainda de acordo com Gomes Cravid, reeleito em 2022 para um mandato de quatro anos, os salários dos juízes em funções em São Tomé e Príncipe são os mesmo de  “há 16/17 anos”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.