[weglot_switcher]

Sodim fica com 82,752% da Semapa após conclusão da OPA, falha meta de 90%

Na sequência da renúncia da condição de sucesso pela oferente, a oferta é eficaz pelo que as ordens de aceitação são todas executadas, explicou a Euronext Lisbon, sublinhando que a visada mantém-se no PSI-20.
7 Junho 2021, 19h22

A Sodim, holding da família Queiroz Pereira, ficou com 82,752% dos direitos de votoda Semapa e 81,326% do capital social, segundo os resultados da Oferta Pública de Aquisição (OPA), divulgados esta sexta-feira. O resultado signidica que a Semapa fica em bolsa, pois a Sodim não atingiu os 90% que a permitiria pedir a perda de qualidade de sociedade aberta.

A Sodim, que tinha 73,167% da Semapa a 26 de abril, quando lançou o prospecto da OPA, queria retirar a holding industrial da Bolsa de Lisboa, sugerindo aos investidores para entrarem diretamente na The Navigator Company.

“Na sequência da renúncia da condição de sucesso pela oferente, a oferta é eficaz pelo que as ordens de aceitação são todas executadas”, explicou a Euronext Lisbon, sublinhando “que a visada mantém-se no PSI-20”.

Na passada terça-feira a Sodim prescindiu da condição de sucesso de 90% dos direitos de voto na OPA e informou que nessa altura tinha ordens de venda irrevogáveis que garantiam a aquisição de pelo menos 7,8% dos direitos de voto na Semapa, com os quais ficará com uma participação de pelo menos 82,09% dos votos da Semapa.

Na sexta-feira passada, no último dia da OPA, a Sodim informou que adquiriu 362.650 ações da Semapa entre 1 e 4 As aquisições foram realizadas pelo valor da contrapartida oferecida na OPA – 11,66 euros por ação – e centraram-se esta sexta-feira, dia em que foram compradas 359.773 títulos da cotada. Na terça-feira, 1 de junho, foram adquiridas 2.151 ações, no dia seguinte foi comprada apenas uma ação e na quinta-feira, 3 de junho, foram comprados 725 títulos.

As ações da Semapa fecharam a sessão desta segunda-feira a subir 0,34% para 11,70 euros cada.

Sodim: “passo para concentrar o float do grupo na Navigator”

A Sodim afirmou em comunicado esta segunda-feira que “com este resultado regista com satisfação a adesão à oferta de cerca de 36% do float da Semapa (e mais de 55% das ações necessárias para atingir o seu objetivo de 90% dos direitos de voto)”.

“A Sodim assegura assim um passo mais no seu objetivo último de vir a concentrar o float do grupo na Navigator, proporcionando aos acionistas da Semapa uma saída líquida e a prémio versus a cotação de mercado e a possibilidade, para aqueles que o desejem, de investir na Navigator”.

A Sodim recordou que entre 2016 e 2020 a Semapa apresentou uma correlação de 0,97 no seu comportamento bolsista com a Navigator, a qual, por sua vez apresentou no mesmo período um dividend yield médio e uma liquidez média (medida pelo volume médio de transações diário) respetivamente 2,3 vezes e 4,5 vezes superiores à ação Semapa.

“Neste contexto, e de acordo com o mecanismo constante no Prospeto e devidamente aprovado pela CMVM, a Sodim ir-se-á manter compradora de ações da Semapa até ao dia 15 de Junho, ao preço, em numerário, de 11,66 euros. (onze euros e sessenta e seis cêntimos).

Na terça-feira, dia 1 de junho, a Sodim disse em resultado da decisão de vir a renunciar à condição de sucesso da Oferta, e caso, em consequência da mesma, não viessse a atingir, pelo menos, 90% dos direitos de voto da Semapa, a Sodim irá instruir o Banco Comercial Português e o Caixa – Banco de Investimento, para que, durante os 5 dias úteis subsequentes ao dia do apuramento dos resultados da OPA, diligenciem a compra, por conta da Sodim, de todas as ações representativas do capital social da Semapa que lhes venham a ser oferecidas para compra, ao preço, em numerário, igual ao preço pago pela Sodim na Oferta, isto é, ao preço de 11,66 euros (onze euros e sessenta e seis cêntimos) por ação Semapa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.