O Sonae Tech Hub, o mais recente edifício de escritórios do Sonae Campus, na Maia, foi distinguido com a Certificação LEED – Leadership in Energy & Environmental Design pelo United States Green Building Council, uma das mais reconhecidas entidades mundiais de certificação de projetos imobiliários sustentáveis.
De acordo com o comunicado, a empresa liderada por Paulo de Azevedo recebeu o certificado com uma pontuação de 89 pontos, a mais elevada atribuída até hoje a um edifício em Portugal e que premeia as suas características ambientais. O edifício torna-se assim, reconhecido como o edifício construído de raiz mais ecoeficiente em Portugal e um dos 100 melhores a nível mundial.
Para a construção do Sonae Tech Hub foram investidos cerca de 11 milhões de euros. O edifício tem uma área bruta superior a 6.900 metros quadrados, beneficia de 570 metros quadrados de painéis solares, que permitem uma redução de 40% nos consumos de eletricidade e iluminação 100% LED de baixo consumo com regulação automática em função da luz exterior.
Para além disso, beneficia também do uso eficiente da água com o aproveitamento de águas pluviais e de um conceito que privilegia um ambiente interior de excelência, nomeadamente ao nível da qualidade do ar e do conforto térmico.
Segundo a metodologia LEED, um edifício só pode ser considerado “ecoeficiente” se for capaz de proporcionar aos seus ocupantes um ambiente interior saudável, confortável e atrativo, sem que tal penalize mais do que o estritamente necessário o ambiente exterior.
Para os elevados níveis de ecoeficiência alcançados contribuíram os princípios ambientais adotados desde a fase inicial do projeto, os quais se refletiram na arquitetura que privilegia a luz natural, no aproveitamento ou reciclagem dos resíduos de construção e aposta em materiais sustentáveis (entre eles os desenvolvidos pela Sonae Indústria e Sonae Arauco) ou nos equipamentos que registam um desempenho superior a nível ambiental.
O membro da Comissão Executiva e Chief Development Officer da Sonae, afirma em comunicado que a “Sonae está comprometida com a sustentabilidade e empenhada em contribuir ativamente para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável fixados para 2030”. Segundo João Günther Amaral, se na hora da construção de um edificio se seguirem os princípios do Sonae Tech Hub “é possível alcançar as metas de sustentabilidade definidas e contribuir para a salvaguarda do planeta”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com