[weglot_switcher]

Sonae reforça internacionalização com aquisição da finlandesa Musti

OPA permitiu ao consórcio alcançar uma participação de controlo maioritária, com 80,65% do capital. Investimento rondou os 700 milhões de euros e “representa uma das maiores operações da história da Sonae”.
11 Março 2024, 17h13

O consórcio liderado pela Sonae concluiu com sucesso a oferta pública de aquisição (OPA) sobre o Musti Group, tendo assegurado a aquisição de 80,65% do capital da empresa líder de mercado no retalho de produtos para animais de estimação nos países nórdicos. “A aquisição envolve um investimento de cerca de 700 milhões de euros e permite à Sonae reforçar a internacionalização e diversificação do seu portefólio, tanto em termos geográficos como de áreas de negócio”, refere comunicado enviado à CMVM.

Cláudia Azevedo, presidente da Comissão Executiva da Sonae, afirma, citada pelo comunicado, que “estamos muitos satisfeitos com o sucesso da Oferta. A aquisição da Musti está totalmente alinhada com a estratégia de crescimento da Sonae, dado que acelera a internacionalização do nosso portefólio para novos mercados através de empresas líderes em setores de elevado crescimento. Estamos empenhados em alavancar a nossa experiência em retalho e em trabalhar com a equipa de gestão da Musti, com os colaboradores, parceiros e restantes acionistas, para acelerar o crescimento da empresa e maximizar a proposta de valor para os seus clientes atuais e futuros.”

David Rönnberg, o presidente da Comissão Executiva da Musti, comenta que “tem sido uma jornada fantástica desenvolver a Musti até ao que é hoje, e estamos entusiasmados por unir forças com a Sonae para o próximo capítulo desta incrível história de sucesso. Este é um marco significativo para ambas as empresas, e estamos confiantes de que esta parceria irá acelerar o nosso caminho de crescimento e continuará a trazer grande valor à nossa comunidade de famílias com animais de estimação: os nossos clientes, colaboradores e demais stakeholders. Estamos ansiosos por continuar a oferecer uma proposta de valor excecional que melhore as vidas dos animais de estimação e das suas famílias”.

A Sonae lidera o consórcio com uma participação de 98%, estando o restante capital repartido entre Jeffrey David, Presidente do Conselho de Administração da Musti, Johan Dettel, membro do Conselho de Administração da Musti, e David Rönnberg, CEO da Musti, os quais detêm uma longa experiência e histórico comprovado de sucesso no sector.

A Musti está “numa posição privilegiada para aproveitar as tendências de crescimento do mercado, apresentando com uma sólida proposta de valor omnicanal que inclui uma rede de mais de 340 lojas na Finlândia, Suécia e Noruega e operações de comércio eletrónico especializadas em produtos de cuidado e alimentação para animais de estimação. A Musti destaca-se pela oferta de uma forte gama de marcas próprias e exclusivas, bem como de serviços essenciais para os animais de estimação”.

O retalho de produtos para animais de estimação é um segmento em rápido crescimento, “beneficiando das tendências crescentes de aumento de animais de estimação nos lares, dos cuidados de premium pet care, do aumento dos gastos por animal e da resiliência inerente ao padrão de consumo não discricionário da sua alimentação”.

No seu último ano fiscal, o volume de negócios da Musti ascendeu a 426 milhões de euros, com o EBITDA a atingir 74 milhões de euros. Após a conclusão de todos os tramites da aquisição, que ocorrerá antes do final de março, o consórcio liderado pela Sonae pretende iniciar a próxima fase de desenvolvimento da Musti, “contribuindo para o reforço da sua proposta de valor”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.