O almirante Gouveia e Melo vai à frente nas sondagens e conseguiria derrotar os cinco potencias adversários nas presidenciais de 2026. Esta é a conclusão da mais recente sondagem partilhada pela “TSF” e “Jornal de Notícias”. De acordo com o barómetro, nos duelos hipotéticos com os candidatos da área social-democrata, o que mais se aproxima de Gouveia e Melo é Pedro Passos Coelho, que, ainda assim, ficaria 18 pontos percentuais abaixo.
Mário Centeno é o candidato socialista que mais se aproxima de Gouveia e Melo num cenário de segunda volta, mas ficaria a 19 pontos: 51% face a 32%. O almirante é também o candidato com maior potencial de voto (57%) e menor taxa de rejeição (39%) e é apontado como o candidato que PS (43%) e PSD (48%) deveriam apoiar. Este resultado colocam-no à frente de figuras como António Guterres (54%), António Costa (40%) e Durão Barroso (34%).
Tendo em conta o seu passado militar e a atitude à frente da task-force da vacinação contra a Covid, Gouveia e Melo encaixa no perfil privilegiado pelos portugueses: uma “liderança forte” é a característica mais importante para um presidente da República, segundo 42% dos inquiridos. O militar agora na reserva ainda não anunciou oficialmente uma candidatura a Belém.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com