[weglot_switcher]

Sporting CP. Afastar a “vecchia signora” para garantir mais de 40 milhões de euros da UEFA

A tarefa é difícil mas não é impossível. E caso seja bem sucedida, a SAD do Sporting pode beneficiar de mais 2,8 milhões de euros no próximo relatório e contas e continuar a acalentar a esperança de chegar a “Champions” via Liga Europa.
20 Abril 2023, 12h08

O Sporting CP joga o tudo ou nada nas competições europeias esta quinta-feira no Estádio de Alvalade (a partir das 20h00). Depois de uma derrota por 1-0 em Turim, a equipa comandada por Ruben Amorim tem que dar a volta à desvantagem se quiser continuar na Liga Europa e assim alimentar a possibilidade de vencer a competição que, em caso de vitória, dá acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Outro aliciante com que os “leões” podem jogar esta quinta-feira passa pelo avolumar de prémios já conquistados na UEFA. Apesar da Liga Europa ser muito menos generosa ao nível dos valores praticados, o Sporting CP pode continuar a contribuir positivamente para o próximo relatório e contas da SAD.

Se a Liga dos Campeões permitiu à SAD garantir 34,6 milhões de euros, a Liga Europa permitiu acrescentar mais uns milhões de euros ao cheque final que os verde e brancos vão receber no final da época por parte da UEFA para um total de 38,17 milhões de euros. No entanto, se o Sporting CP conseguir o apuramento para as meias-finais acrescenta mais 2,8 milhões de euros ao “bolo” total. Assim, o total de prémios em Alvalade, esta temporada, cresce até 40,97 milhões de euros.

A Juventus tem um plantel avaliado em 420,7 milhões de euros de acordo com o site de avaliação dos passes de futebolistas, mas encontra-se numa situação muito delicada na tabela: perdeu 15 pontos na secretaria por irregularidades financeiras na transferência de jogadores e essa penalização (cuja decisão final do recurso será conhecida esta quinta-feira) atirou a mítica “vecchia signora” do futebol europeu para o sétimo lugar da tabela, a cinco pontos do primeiro lugar elegível para as competições europeias (o sexto classificado da Serie A vai disputar a Conference League).

Caso os “leões” consigam conquistar a Liga Europa (a final disputa-se a 31 de maio em Budapeste, capital da Hungria), o Sporting CP consegue a tão ambicionada vaga direta para a Liga dos Campeões e arrecada mais 14,4 milhões de euros.

Os ‘verde e brancos’, vencedores da Taça das Taças em 1963/64, somam duas presenças nos ‘quartos’, que ultrapassaram em 2011/12, perante os ucranianos do Metalist Kharkiv, e nos quais ‘tombaram’ em 2017/18, face ao Atlético de Madrid.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.