PremiumSubida das ‘yields’ preocupa, mas não deve travar as ações

Mexidas nas ‘yields’ soberanas vão provocar mais volatilidade nas bolsas, mas as causas são ‘benignas’ e não devem impedir valorizações das ações, com sectores cíclicos e de ‘valor’ a brilharem. Por cá, PSI 20 depende muito dos ventos do Grupo EDP.

There is No Alternative (TINA). O slogan usado por Margaret Thatcher para defender a economia de mercado neoliberal aplica-se, décadas mais tarde, ao papel do mercado de ações no panorama atual das soluções de investimento e procura por retornos.

“O fator TINA pautou os mercados nos últimos 12 meses, e foi um vento favorável para a vertente acionista, face à quantidade de moeda emitida pelos bancos centrais e à descida das taxas de juro”, afirmou Paulo Rosa, economista sénior do Banco Carregosa.

No entanto, “esse fator começou a ter nos últimos dois meses alguma ‘concorrência’ das obrigações do tesouro, sobretudo nos Estados Unidos, que já oferecem uma rentabilidade relativamente atrativa, mais baixa, é certo, do que a média dos dividend yield, mas com um risco menor”, adiantou.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumEmpréstimo da banca faz derrapar injeção do Novo Banco

Injeção é agora esperada para a próxima semana, mas falta parecer de auditores sobre financiamento da banca. Em causa está a necessidade de os bancos garantirem a solidez do Fundo de Resolução.

PremiumCasa Peixoto espera faturar 47 milhões de euros em 2021

Em entrevista, Luciano Peixoto prevê que a faturação atinja 47 milhões de euros em 2021, revela as aberturas de novas lojas em Portugal e anuncia o reforço da vertente externa em África, em regime de ‘franchising’.

PremiumNaftali Bennett: O próximo primeiro-ministro de Israel, em regime de rotatividade

Empresário de sucesso antes de aderir à política, o provável próximo primeiro-ministro de Israel tem horror a uma Palestina independente mas precisa dos árabes israelitas para chegar ao poder. A coligação por trás de si tem tanto de bizarra como de tóxica, não sendo seguro que seja uma solução definitiva.
Comentários