[weglot_switcher]

Supermercados Mercadona são os que mais agradam aos consumidores em Portugal, diz Deco

Seguem-se as lojas físicas do El Corte Inglés/Supercor e do My Auchan, pela mesma ordem, acrescenta a organização portuguesa de defesa dos consumidores numa nota de imprensa emitida esta sexta-feira.   
24 Novembro 2023, 16h13

Os supermercados da Mercadona são os que mais agradam aos consumidores em Portugal, apurou a Deco Proteste em mais um inquérito de satisfação sobre as cadeias de supermercados em território nacional. 

Seguem-se as lojas físicas do El Corte Inglés/Supercor e do My Auchan, pela mesma ordem, acrescenta a organização portuguesa de defesa dos consumidores numa nota de imprensa emitida esta sexta-feira.   

De acordo com a Deco, as lojas físicas da Mercadona “possuem uma avaliação mais elevada em relação ao conforto, na indicação dos preços, na qualidade do peixe, na qualidade e disponibilidade dos produtos de marca própria e na satisfação com os produtos comprados”, enquanto as “promoções e descontos” são os aspetos menos considerados pelos consumidores.

Passando ao comércio online, os inquiridos elegeram a página web do El Corte Inglés como aquela que mais lhes agrada. “No caso das lojas online, a satisfação baseia-se apenas nas respostas de quem efetuou compras nos sites e recebeu os produtos em casa, através de um serviço operado pelo supermercado. Aqui, obtiveram-se resultados para quatro plataformas”, detalha a Deco no comunicado a propósito da divulgação do estudo, que se baseou em 4.412 respostas. 

“Em relação às lojas online, o aspeto que mais influencia a satisfação global é a precisão na entrega, sendo que o El Corte Inglés e o Pingo Doce (Mercadão) são os que mais satisfazem neste critério. A disponibilidade dos produtos, a pontualidade da entrega e condição dos produtos à chegada também determinam a escolha dos consumidores”, esclarece a mesma nota.

Reunindo mais dados sobre a experiência de compra, a Deco apurou que 55% dos inquiridos vai ao supermercado uma ou duas vezes por semana, que 67% executam os pagamentos com cartão de débito e, ainda, que 53% dos consumidores vão todas as semanas ao mesmo supermercado.

De acordo com a Deco, a principal razão para a escolha de um supermercado em detrimento de outro é “a proximidade à casa ou ao local de trabalho, referida por 38%. Apenas 15% mencionaram a qualidade dos produtos em geral e o facto de a loja praticar bons preços”, acrescenta a associação no mesmo documento. 

Ainda sobre o comércio online, os dados são reveladores de uma adesão ainda ligeira: “74% confirmaram que nunca compraram num supermercado online”. 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.