O Banco Central Europeu (BCE) alerta para o impacto que a política comercial norte-americana tem na estabilidade financeira na zona euro, lembrando as flutuações que ocorreram nos mercados após o anúncio da administração Trump de tarifas generalizadas.
No primeiro dos dois relatórios de estabilidade financeira divulgados anualmente pelo banco central pode-se constatar a preocupação dos responsáveis pela política monetária europeia com as oscilações de mercado após o ‘Dia da Libertação’ norte-americano, quando as tarifas médias dos EUA escalaram a níveis não vistos em mais de cem anos.
O BCE destaca “os picos na volatilidade” após este anúncio, que “testaram valorizações de mercado esticadas” e arriscam a estabilidade financeira. Apesar de os ativos de risco já terem recuperado boa parte destas perdas, “os mercados estão ainda altamente sensíveis a notícias relacionadas com tarifas”.
Ao mesmo tempo, as valorizações destes mercados parecem “dessincronizadas do risco de crédito subjacente”, ou seja, a probabilidade avaliada pelos investidores de recessão ou novo agravamento das tensões comerciais parece subestimada.
“Um pico marcado na incerteza no comércio, defesa, cooperação internacional e políticas regulamentárias pode provar-se desafiante para a estabilidade financeira”, lê-se no relatório publicado esta quarta-feira.
Já na segunda-feira, o BCE havia publicado um dos temas extra deste relatório, desta feita relacionado com a evolução da cotação do ouro nestes períodos de volatilidade acrescida. O disparo na procura pode gerar efeitos adversos à economia, avisa o banco, dadas as margin calls para minimizar perdas e a opacidade do mercado.
“Margin calls e o fechar de posições alavancadas pode gerar stress de mercado, potencialmente propagando este choque por todo o sistema financeiro”, escrevem os técnicos do BCE. Recorde-se que a matéria-prima chegou a valer acima de 3.500 dólares (3.085,4 euros) a onça no mês passado após o anúncio de Trump.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com