Este Verão será lançado para o Espaço o primeiro satélite construído integralmente em Portugal, no Instituto Superior Técnico, o ISTSat-1. Antes disso, porém, uma réplica do cubesat poderá ser visto no Técnico Innovation Center, junto ao Jardim do Arco do Cego, em Lisboa, no âmbito da exposição “110 Histórias | 110 Objetos”.
É uma entre as várias dezenas de objetos que poderá ser vista na exposição, com inauguração marcada para esta quinta-feira, dia 23 de maio, data em que o Instituto Superior Técnico celebra 113 anos e onde ficará até final do ano.
Protótipos de veículos construídos por estudantes da Escola, um meteorito, uma taça de campeões de voleibol, várias gerações de robots, computadores e aparelhos científicos são alguns dos objetos que espelham a diversidade e a história da Instituição. São objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, e o ponto de partida para conversas com pessoas centenas de pessoas do Técnico.
Depois de terem a sua história contada semana após semana, entre de 23 de maio de 2021 a 8 de setembro de 2023, no podcast “110 Histórias | 110 Objetos”, que integrou a rede de podcasts do Público e venceu o prémio PODES 2022, na categoria Ciência, Tecnologia e Educação, estes objetivos chegam agora ao formato exposição e a um livro, também é lançado hoje.
Esta quinta-feira é igualmente inaugurado o “111.º objeto” da coleção: a estátua de um jovem mocho, da autoria do artista plástico Bordalo II, que simboliza todos os objetos cuja história não pôde ser contada, tendo‐se resgatado ao lixo do Técnico alguns dos elementos que a compõem.
“O sucesso deste projeto foi enorme e o podcast ultrapassou em muito as fronteiras da comunidade Técnico, ajudando a projetar na sociedade aquilo que é o Técnico, o que faz, a sua história, a sua cultura”, salienta Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico. “Esta exposição é um convite para todos: venham ver-nos, conhecer-nos e ver aquilo que os nossos estudantes e investigadores fazem. Venham entrar e venham conhecer o Técnico”, complementa.
“Aqui, compilamos histórias de muitos objetos mas que, na verdade, estão cheias de gente dentro. Pessoas que nos contam como foi, como era, como teria sido – ou como está a ser, como sonhamos, projetamos e fazemos acontecer, aqui no Técnico, as ideias que achamos que merecem o nosso empenho e esforço para serem materializadas”, descreve a coordenadora do projeto “110 Histórias | 110 Objetos”, explica Joana Lobo Antunes.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com