O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, reuniu-se com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, depois de este ter ameaçado impor uma nova taxa de 25% sobre todos os produtos provenientes do México e do Canadá.
Trudeau aterrou em West Palm Beach, na Florida, na sexta-feira à noite, escreveu a Bloomberg, citando pessoas relacionadas com o encontro mas que não quiseram ser identificadas.
O jantar contou ainda com a presença do ministro da Segurança Pública do Canadá, Dominic LeBlanc, responsável pela pasta da segurança fronteiriça, e da chefe de gabinete de Trudeau, Katie Telford, de acordo com as mesmas fontes.
No início da semana, Donald Trump ameaçou impor uma tarifa de 25% sobre todos os produtos que entram nos Estados Unidos vindos do México e do Canadá.
“A 20 de janeiro, como uma das minhas muitas primeiras ordens executivas, assinarei todos os documentos necessários para impor ao México e ao Canadá uma taxa de 25% sobre TODOS os produtos que entram nos Estados Unidos e as suas ridículas fronteiras abertas”, escreveu.
O republicano tomou a decisão devido aos “estrangeiros ilegais” e ao “crime e drogas” que, declarou, atravessam a fronteira.
Trump também dirigiu a sua ira contra Pequim, dizendo que “teve muitas conversas com a China sobre as enormes quantidades de drogas, em particular o fentanil, que estão a ser enviadas para os Estados Unidos – mas sem sucesso”.
“Até que eles parem, vamos cobrar à China uma taxa extra de 10%, acima de quaisquer tarifas adicionais, em todos os seus muitos produtos que entram nos Estados Unidos da América”, referiu.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com