[weglot_switcher]

Ultra-ricos ameaçam abandonar Reino Unido por causa dos impostos

O novo primeiro-ministro, o trabalhista Keir Starmer, pode vir a mexer nos impostos para encontrar novas taxas que financiem o sector social. Os ultra-ricos acham mal.
Neil Hall/EPA
19 Julho 2024, 16h09

O empresário britânico ultra-rico Bassim Haidar parece ter-se convencido de que viver em Londres tornou-se uma ‘mania’ cara que já não consegue justificar. Enquanto o novo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, se instala no número 10 de Downing Street, Haidar está à procura de casas na Grécia e em Mónaco, porque uma proposta de reforma do imposto sobre herança tornará o Reino Unido uma zona “proibida” para os ricos, diz o empresário, segundo revela o jornal “The Guardian”. Starmer diz que a reforma tornará o sistema tributário britânico mais justo e arrecadará fundos para os serviços públicos.

Embora apoie algumas reformas, Haidar diz que as mudanças propostas podem prejudicar a economia se os empresários externos optarem por deixar o Reino Unido ou evitarem mudar-se para lá, minando a reputação de Londres como uma incubadora de empresas.

O governo conservador recém-deposto delineou planos inesperados em março para eliminar gradualmente o regime tributário ‘non dom’ (não residentes), tradicional no Reino Unido, que poupa os ricos de pagar impostos sobre rendimentos obtida no exterior.

Mas, nas vésperas da sua vitória eleitoral em 4 de julho, Starmer prometeu uma nova abordagem para eliminar pelo menos uma parte dos benefícios dos non doms. Agora, Haidar quer que Starmer e a ministra das Finanças, Rachel Reeves, repensem esses planos e os substituam por um novo imposto anual sobre pessoas com património líquido superior a cinco milhões de libras. Haidar estima que uma taxa de 150 mil libras poderia arrecadar mais quatro mil milhões de libras por ano para o erário público. “A noção de que o Reino Unido é simplesmente bom demais para sair é incorreta”, disse à Reuters o cidadão libanês nascido na Nigéria, de 53 anos.

“Ser tributado tão pesadamente sobre a riqueza gerada fora do Reino Unido, talvez anos antes de as pessoas se mudarem para o Reino Unido, é injusto”, disse ele, instando o governo a sentar-se com milionários on the road e discutir reformas tributárias que, segundo disse, podem colocar empregos no Reino Unido em risco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.