[weglot_switcher]

“Uma aposta para manter no futuro”. ACO Shoes comemora 30 anos em Cabo Verde

Armindo Costa, de 85 anos, investiu em 1983 numa fábrica de calçado na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, onde emprega hoje 250 pessoas.
16 Setembro 2023, 10h05

“Uma aposta do passado para manter no futuro”. Foi com estas palavras que o empresário Armindo Costa, de 85 anos, antigo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que colocou o Mindelo e a ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, na rota das exportações do calçado de conforto, celebrou três décadas de presença no arquipélago lusófono.

A ICCO – Indústria de Componentes e Calçado Ortopédico, subsidiária da portuguesa ACO Shoes, contribuiu para unir a cidade portuguesa de Vila Nova de Famalicão à cidade cabo-verdiana de Mindelo, através do calçado de conforto, que exporta para mais de 30 países dos vários continentes.

“Hoje, 30 anos depois, a ICCO orgulha-se de gerar bem-estar para a sociedade cabo-verdiana, proporcionando emprego e integrando a lista restrita dos grandes contribuintes para as finanças do país”, afirma Armindo Costa, fundador e presidente da ACO Shoes, que em 1993 decidiu investir numa fábrica em São Vicente.

Numa mensagem enviada aos trabalhadores a quem agradeceu o empenho e a dedicação, Armindo Costa considera que “o tempo veio comprovar que a decisão tomada ainda em novembro de 1992 foi a mais acertada” e aponta os olhos ao futuro: “Vamos agora iniciar uma nova etapa rumo aos 50 anos e, amanhã, será o primeiro dia dessa grande caminhada”

Armindo Costa, que foi presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, entre 2001 e 2013, fundou a ACO Shoes, em 1975, na freguesia de Mogege, concelho de Vila Nova de Famalicão, onde trabalham 400 pessoas. Além da fábrica de Cabo Verde, que tem 250 trabalhadores, o grupo inclui a ECCO Conforto, em Ponte de Lima, com 160 trabalhadores.

O grupo ACO Shoes destaca-se na produção e nas exportações de calçado de conforto para senhora, vendendo os seus produtos em mais de 30 países de vários continentes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.