“Uma aposta do passado para manter no futuro”. Foi com estas palavras que o empresário Armindo Costa, de 85 anos, antigo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que colocou o Mindelo e a ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, na rota das exportações do calçado de conforto, celebrou três décadas de presença no arquipélago lusófono.
A ICCO – Indústria de Componentes e Calçado Ortopédico, subsidiária da portuguesa ACO Shoes, contribuiu para unir a cidade portuguesa de Vila Nova de Famalicão à cidade cabo-verdiana de Mindelo, através do calçado de conforto, que exporta para mais de 30 países dos vários continentes.
“Hoje, 30 anos depois, a ICCO orgulha-se de gerar bem-estar para a sociedade cabo-verdiana, proporcionando emprego e integrando a lista restrita dos grandes contribuintes para as finanças do país”, afirma Armindo Costa, fundador e presidente da ACO Shoes, que em 1993 decidiu investir numa fábrica em São Vicente.
Numa mensagem enviada aos trabalhadores a quem agradeceu o empenho e a dedicação, Armindo Costa considera que “o tempo veio comprovar que a decisão tomada ainda em novembro de 1992 foi a mais acertada” e aponta os olhos ao futuro: “Vamos agora iniciar uma nova etapa rumo aos 50 anos e, amanhã, será o primeiro dia dessa grande caminhada”
Armindo Costa, que foi presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, entre 2001 e 2013, fundou a ACO Shoes, em 1975, na freguesia de Mogege, concelho de Vila Nova de Famalicão, onde trabalham 400 pessoas. Além da fábrica de Cabo Verde, que tem 250 trabalhadores, o grupo inclui a ECCO Conforto, em Ponte de Lima, com 160 trabalhadores.
O grupo ACO Shoes destaca-se na produção e nas exportações de calçado de conforto para senhora, vendendo os seus produtos em mais de 30 países de vários continentes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com