Unesco comemora Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de maio

As comemorações decorrem no dia 5 de Maio em todos os países de língua portuguesa, com iniciativas nos campos da Cultura, Ciência, Tecnologia e Educação.

A UNESCO comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa no próximo dia 5 de maio.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído em 25 de Novembro de 2019 pela UNESCO, numa proclamação subscrita por 193 estados-membros da organização. A iniciativa nasceu de uma declaração subscrita por todos os estados da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

As comemorações decorrem no dia 5 de Maio em todos os países de língua portuguesa, com iniciativas nos campos da Cultura, Ciência, Tecnologia e Educação.

A língua portuguesa é falada por mais de 265 milhões pessoas em todos os continentes, sendo a língua mais falada no Hemisfério Sul. “Esta foi a língua da primeira globalização da era moderna, estando na origem de um grande encontro cultural-civilizacional, com uma marca direta e indireta e influências de muitas outras línguas no mundo”, diz o comunicado da agência de João Líbano Monteiro. A JLM&A foi escolhida pela UNESCO para a divulgação do vídeo institucional comemorativo do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

“A JLM&A apoia esta iniciativa divulgando o vídeo comemorativo da língua portuguesa através dos seus escritórios em Angola e Moçambique, bem como na sede da empresa em Portugal”.

Recomendadas

Luanda avança com Bolsa de Diamantes de Angola em 2022

Numa abertura que será experimental, a BDA – Bolsa de Diamantes de Angola deverá arrancar no próximo ano, num processo liderado pelas empresas do sector, Sodiam e Endiama, referiu ao Jornal Económico uma fonte do Executivo de Luanda, explicando que o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, admitiu que a BDA pode vir a cooperar na comercialização de diamantes angolanos com o Antwerp World Diamond Center.

Covid-19: Angola com mais 263 casos e três mortes nas últimas 24 horas

Com os dados hoje divulgados, o país acumula 28.740 infeções por covid-19 desde o início da pandemia, 633 óbitos e 24.717 recuperados.

Cabo Verde regista mais um óbito e 367 infetados em 24 horas

Cabo Verde registou mais 367 novos infetados pelo novo coronavírus e um óbito em São Vicente nas últimas 24 horas, chegando às 230 mortes associados à doença.
Comentários