A Unicre anunciou uma parceria com a ESG Quant da Mastercard, uma plataforma que pretende apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas, de forma gratuita, no seu caminho rumo a uma melhor gestão dos riscos e impacto social e ambiental.
“A ferramenta já está disponível online e permite às empresas avaliar o seu nível de maturidade nos critérios ambiental, social e de governance (ESG) e obter recomendações práticas, adaptadas à sua realidade, de forma a poderem evoluir de maneira informada e eficiente”, refere a Unicre.
Com a assinatura desta parceria com a Mastercard a Unicre capacita PME portuguesas para avaliarem e melhorarem a sua adaptação aos riscos e oportunidades ESG.
“A Unicre torna-se assim na primeira entidade a disponibilizar a plataforma ESG Quant, refletindo o compromisso de ambas as instituições a ferramentas de diagnóstico ESG”, refere a empresa.
O ESG Quant utiliza uma abordagem qualitativa “baseada num questionário estruturado, disponível online e acessível a qualquer organização, independentemente do seu grau de literacia ESG. Sem necessidade de formação prévia ou conhecimento técnico, as empresas podem, em apenas 15 minutos, identificar o seu ponto de partida no que diz respeito aos riscos e oportunidades ESG, receber um relatório personalizado e definir planos de ação concretos”, explica a Unicre.
Esta estrutura permite às empresas identificar os desafios e barreiras que podem estar a limitar o seu progresso, ao mesmo tempo que destaca oportunidades de melhoria e de criação de valor sustentável.
A avaliação é feita com base em três dimensões, que se desdobram em sete pilares, permitindo uma análise aprofundada e orientada: Direção Estratégica: esta dimensão avalia a definição da estratégia e a liderança da empresa, avaliando o seu nível de consciência relativamente aos tópicos e tendências ESG, para compreender como estes princípios estão integrados na estratégia global da organização. Envolvimento Organizacional: o ESG Quant examina a implementação de estratégias ESG, identificando o estágio atual de desenvolvimento da empresa, o âmbito das iniciativas existentes e o seu impacto nos negócios. Ao mesmo tempo, avalia a forma como os tópicos ESG são comunicados interna e externamente e monitoriza os processos para medir o impacto dos esforços ESG na empresa. Por fim a Conformidade e Reporte: nesta dimensão, é avaliado o conhecimento da empresa sobre as regulamentações relevantes, gerando um relatório que esclarece os processos em vigor para atender efetivamente às exigências e requisitos regulatórios.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com