[weglot_switcher]

Universidade do Porto atrai notas mais altas e lidera índice de procura

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, este domingo, a Universidade do Porto tem seis cursos entre os 10 com as notas de entrada mais alta e alcança também o primeiro lugar no “índice de procura”, o indicador que mede a relação entre as vagas preenchidas e as primeiras escolhas dos estudantes
Universidade do Porto
Universidade do Porto
25 Agosto 2024, 00h05

A Universidade do Porto domina o top 10 das notas mais altas de ingresso no ensino superior em 2024/20254, de acordo com os dados divulgados este domingo pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação referentes ao Concurso Nacional de Acesso. Veja aqui os resultados da primeira fase do concurso cna2024_1f_resultados

Além do curso com nota mais alta Engenharia Aeroespacial, com 19,45 valores para o último aluno colocado, a Universidade liderada por António Sousa Pereira, tem seis cursos entre os dez primeiros: Inteligência Artificial, Engenharia e Gestão Industrial, Arquitetura e os mestrados integrados em Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e na Faculdade de Medicina.

No Top 20 das notas, a Universidade do Porto coloca mais cinco cursos, num total de 11. Aos atrás referidos, juntam-se as licenciaturas em Gestão, Direito, Bioengenharia, Línguas e Relações Internacionais e Desenho.

No total, 14 dos ciclos de estudos com as 25 notas mais elevadas de candidatura do último colocado são ministrados na Universidade do Porto: aos 11 já mencionados acrescem: Saúde Digital e Inovação Biomédica, Engenharia Mecânica e Design de Comunicação.

Dos 58 cursos oferecidos pela Universidade do Porto, apenas quatro não preencheram totalmente as vagas: 98,5% das 4781 vagas disponíveis tiveram estudantes colocados.

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação este domingo, a Universidade do Porto alcançou também o primeiro lugar no “índice de procura”, o indicador que mede a relação entre as vagas preenchidas e as primeiras escolhas dos estudantes: regista 168,77% neste índice, o que significa que a larga maioria dos estudantes colocados escolheu os cursos da Universidade do Porto como primeira opção. Resultados, segundo o índice de procura: Índice de Procura

“Estes resultados que colocam a Universidade do Porto na vanguarda do ensino superior em Portugal são resultado do esforço conjugado de toda a sua comunidade académica para atingir a excelência”, afirma António de Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto.

O reitor destaca as parcerias com as universidades europeias da rede EUGLOH, da qual o Porto é fundadora – “rede esta que só no último ano produziu três prémios Nobel” – e com a fabricante aeronáutica Airbus, que “está na base da capacidade de atração de talento académico que a licenciatura em Engenharia Aeronáutica representa”.

António Sousa Pereira explica como fatores relevantes para atrair bons estudantes de todo o país “a interação permanente e estrutural” dos cursos e dos centros de investigação da Universidade do Porto com o tecido industrial nacional e estrangeiro e com instituições da sociedade civil. “As escolhas dos cursos por parte dos jovens portugueses refletem este esforço por introduzir mais valias, conhecimento e inovação em todas as áreas em que a universidade intervém”, salienta o reitor.

Na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso para o ano letivo 2024-2025 foram colocados 49.963 novos estudantes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.