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Utentes têm de ligar para a Saúde 24 antes de irem às urgências do Amadora-Sintra

Direção clínica aconselha os doentes a ligarem para a linha de Saúde 24 antes de irem às urgências. Se lá chegarem pelo próprio pé, serão aconselhados a fazer a ligação mesmo estando já nas urgências. Medida não é encarada como um “remedeio” e já estava prevista arrancar este ano.
18 Fevereiro 2025, 11h40

A partir desta terça-feira, os utentes devem ligar para a Linha de Saúde 24 antes de se dirigem às urgências do Hospital Dr. Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), passando esta Unidade de Saúde Local a integrar, como já fazem outros hospitais, o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”. O objetivo é reduzir o acesso inadequado e encaminhar situações menos complexas para os centros de saúde.

Numa declaração aos jornalistas na manhã desta terça-feira, o diretor clínico do Amadora-Sintra, Gonçalo Envia, explicou que quem se dirigir às urgências daquele hospital pelo próprio pé será aconselhado, na própria urgência, a “fazer essa triagem prévia” ligando para a Saúde 24 (808 24 24 24) “para tentarmos garantir que os [doentes] podem ser orientados para os cuidados de saúde primários, para os centros de saúde são efetivamente orientados [para aí] com uma hora marcada”.

O responsável reforçou que os utentes devem ligar antes mesmo de se dirigirem ao hospital para serem logo “orientados para o local mais adequado”. Com esta medida, o hospital pretende “aliviar a pressão das urgências dos casos que não necessitam”, uma vez que, de acordo com o diretor clínico, cerca de 55% dos casos nas urgências “são situações não urgentes ou pouco urgentes” e isso faz com que “muitas dessas situações acabem por sobrecarregar o serviço de urgência.

“O nosso objetivo com este projeto é garantir que para as situações urgentes e muito urgentes temos profissionais e equipas totalmente disponíveis para atender no local adequado, que é o hospital” e “garantir que outras situações de menor complexidade” possam ser atendidas nos centros de saúde.

Questionado sobre se esta é uma tentativa de remediar os problemas que aquele hospital atravessa, depois da demissão de 13 cirurgiões, Gonçalo Envia disse: “Neste momento não vemos este projeto como sendo um remedeio. É um projeto estratégico no sentido de garantirmos uma adequada qualificação dos utentes que se dirigem aos serviços (…) e é algo que já estava previsto para ser implementado no início do ano e que se agora se proporcionou”.

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