[weglot_switcher]

Venda da Efacec à Mutares fechada a dia 31 deste mês

O Governo vai anunciar hoje depois Conselho de Ministros o “final feliz” para a privatização da Efacec. Isto significa que todos os obstáculos foram ultrapassados. 
26 Outubro 2023, 14h59

O closing da venda da Efacec à Mutares SE & Co. KGaA vai ocorrer no próximo dia 31 de Outubro, apurou o Jornal Económico.

A informação deverá ser hoje divulgada pelo Governo depois do Conselho de Ministros. Isto significa que todos os obstáculos foram ultrapassados.

Recorde-se que a Assembleia Geral dos obrigacionistas votou favoravelmente um corte de 10% na dívida obrigacionista de 58 milhões de euros, tal como tinha proposto a Mutares.

Para além dos obrigacionistas, a Mutares exigia um haircut da dívida bancária. Tal como noticiou o Jornal Económico, ao todo a banca aceita um “perdão” de 34,2 milhões, ainda assim inferior ao que estava inicialmente previsto. A banca foi indiretamente beneficiada pela redução do ‘haircut’ de 50% para 10% da emissão de obrigações de 58 milhões de euros que foi aprovado pela assembleia de obrigacionistas.

Depois disso, e quatro meses após anunciar a reprivatização dos 71,73% que o Estado tem na Efacec aos alemães da Mutares, o ministro da Economia e do Mar disse, em entrevista ao Negócios e Antena 1, que revelará em breve um “desfecho feliz” do processo.

O custo para os cofres públicos pode ser maior do que previa, mas António Costa Silva acredita que o Estado poderá recuperar pelo menos parte dos mais de 100 milhões de euro injetados na empresa, aos quais se somam 85 milhões em garantias públicas.

“Os encargos não vão ser muito maiores do que aqueles que estavam projetados e que estimávamos”, afirmou o  ministro.

O jornal Eco entretanto noticiou que o Banco Português de Fomento (BPF) vai investir até 50 milhões de euros em obrigações convertíveis a emitir pela Efacec, Além disso, no âmbito deste negócio, a Parpública vai também avançar com uma operação de capitalização da Efacec com uma injeção superior a 50 milhões de euros antes do chamado closing da operação.

Esta também é uma das condições impostas pelo fundo Mutares para fechar o acordo de compra da empresa industrial nacionalizada pelo Estado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.