[weglot_switcher]

Vendas de automóveis afundaram 56% em março

Efeito Covid-19 leva mercado automóvel a afundar em Portugal. Muitas das vendas no mês de março dizem respeito a veículos que tinham sido encomendados antes da pandemia do coronavírus, destaca a ACAP.
  • HO/Reuters
1 Abril 2020, 15h17

As vendas de automóveis em Portugal afundaram 56% no mês de março face a período homólogo, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Esta quebra deveu-se à “crise provocada pelo novo coronavírus”, disse a ACAP hoje em comunicado. No mês anterior, o mercado tinha registado um aumento de 5%.

Em março, foram matriculados apenas 12.399 veículos automóveis, menos 56,6% de vendas.

“E, mesmo assim, no mês de março foram matriculados muitos veículos cujas encomendas tinham sido efectuadas antes da pandemia do coronavírus”, destaca a ACAP.

Ainda recentemente, a ACAP, juntamente com outras associações do setor, vieram a público exigir ao Governo a “criação de um plano específico de apoio ao setor automóvel, com o duplo objectivo de minimizar o grave impacto do surto pela Covid-19 nas empresas,  mas também para que estas mantenham a sua competitividade, após este período, logo que  se verifique a retoma gradual da economia”.

Entre as medidas pretendidas pelo setor incluem-se a “criação de uma linha de crédito específica para as empresas do setor automóvel,  pela alteração do regime de lay-off, de modo a permitir o acesso imediato a este regime para as empresas que tenham tido uma quebra de facturação superior a 40% nos últimos trinta dias, ou comparativamente com a do mês homólogo do ano anterior e deveria, também, resultar claro deste regime a possibilidade de lay-off parcial  e, igualmente importante, pela alteração do regime de férias de modo a permitir, desde já, a sua marcação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.