[weglot_switcher]

Venezuela: Trump diz que presença dos EUA pode durar vários anos

O presidente dos Estados Unidos afirmou que o ‘protetorado’ norte-americano na Venezuela pode demorar vários anos, dando a entender que não está claro qual é o plano para o problema criado com a intervenção militar no país.
8 Janeiro 2026, 09h03

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que “só o tempo dirá” por quanto tempo os Estados Unidos manterão a supervisão da Venezuela. Numa entrevista publicada pelo ‘New York Times’ esta quinta-feira, Trump, à pergunta sobre se a presença seria de três meses, seis meses, um ano ou mais, respondeu: “Eu diria que muito mais tempo.”

“Vamos reconstruí-la de forma muito lucrativa”, disse Trump sobre a Venezuela, acrescentando: “vamos usar petróleo, vamos pegar no petróleo. Estamos a fazer os preços do petróleo caírem e vamos dar dinheiro à Venezuela, de que eles precisam desesperadamente”, afirmou, retomando a retórica já usada nos momentos imediatos à intervenção militar que levou Nicolás Maduro a ser encerrado numa prisão norte-americana e a ser levado a uma audiência num tribunal de Nova Iorque.

Trump acrescentou que os Estados Unidos estão “a dar-se muito bem” com o governo da presidente interina, Delcy Rodriguez. Trump revelou na passada terça-feira um plano para refinar e vender até 50 milhões de barris de petróleo venezuelano que estavam retidos no país sob bloqueio norte-americano, mais um sinal de que Washington está a coordenar posições com o governo venezuelano desde que capturou o presidente Nicolás Maduro. “Eles estão a dar-nos tudo o que achamos necessário”, disse Trump, referindo-se ao governo venezuelano.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.