A WiZink está a ponderar diferentes opções estratégicas para os seus negócios em Portugal, disseram quatro fontes com conhecimento do assunto, avançou a “Reuters”.
O banco está a considerar uma joint-venture, ou um acordo comercial para vender empréstimos ao consumidor, refere a Reuters que cita duas fontes, acrescentando que as discussões preliminares concentraram-se em primeiro lugar em encontrar um parceiro adequado.
Uma possível venda de uma participação no negócio seria para uma participação minoritária. Os proprietários contrataram o Deutsche Bank para avaliar o interesse do mercado no negócio.
A WiZink é 100% detida pelo fundo de investimento Varde Partners.
O crédito ao consumo em Portugal atingiu níveis recorde, apesar dos aumentos acentuados das taxas por parte do Banco Central Europeu.
O valor dos empréstimos em curso no país aumentou 2,7% para cerca de 20,9 mil milhões de euros em julho, em comparação com o ano anterior, segundo dados do Banco de Portugal.
No primeiro semestre de 2023, a atividade de crédito ao consumo online da WiZink em Espanha e Portugal registou um resultado líquido de cerca de 60 mil euros, contra um prejuízo de 12 milhões de euros no mesmo período do ano passado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com