[weglot_switcher]

Xi Jinping aposta nos laços comerciais com o Vietname

Economia vietnamita está particularmente exposta à política comercial de Donald Trump, uma vez que as exportações de Hanói para os EUA representam 30% do PIB do Vietname. 
Fonte: Socialist Republic of Viet Nam Government News
14 Abril 2025, 15h18

O Presidente da China, Xi Jinping, defendeu esta segunda-feira o reforço dos laços comerciais com o Vietname, numa altura em que as tarifas aduaneiras impostas pelos Estados Unidos marcam a agenda global e prometem reconfigurar a ordem do comércio internacional.

Enquanto Pequim enfrenta uma imposição de taxas aduaneiras de 145%, às quais retaliou com tarifas de 125%, o Vietname negoceia, à imagem de outros países, uma redução das tarifas norte-americanas de 46%, que deverão ser aplicadas a partir de julho após a suspensão de 90 dias decretada por Donald Trump.

A economia vietnamita fica particularmente exposta à política comercial de Donald Trump, uma vez que as exportações de Hanói para os EUA representam 30% do PIB do Vietname.

As declarações foram proferidas no primeiro dia de uma visita de Estado de Xi Jinping a Hanói, a convite do Presidente Luong Cuong e do secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista do Vietname, To Lam, na qual serão assinadas dezenas de acordos bilaterais.

A cooperação entre os dois países, que celebram 75 anos de relações diplomáticas, deverá ser reforçada nas cadeias de produção e de abastecimento, bem como nos campos da inteligência artificial (IA) e da economia verde.

Considerado um importante centro industrial no Sudeste Asiático, o Vietname importou, nos primeiros três meses do ano, cerca de 30 mil milhões de dólares de mercadorias a Pequim. De acordo com dados do governo vietnamita, as exportações para Washington ascenderam a 31,4 mil milhões de dólares, sobretudo produtos electrónicos, calçado e vestuário.

Na semana passada, Trump anunciou a suspensão das tarifas alfandegárias a mais de 75 países por três meses, deixando, porém,  a China de fora da lista, que enfrenta um aumento das tarifas de 145%. Donald Trump isentou, temporariamente, as taxas sobre produtos tecnológicos e eletrónicos, como smartphones e computadores.

A economia vietnamita fica particularmente exposta à política comercial de Donald Trump, uma vez que as exportações de Hanói para os EUA representam 30% do PIB do Vietname.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.