Covid-19. Cidadãos com 80 anos e mais de 50 com doenças de risco já podem verificar se estão na lista de vacinação

Os serviços do Ministério da Saúde já tinham identificado, até à semana passada, 967 mil pessoas que se inserem nestes dois grupos e que começaram já a ser vacinadas.

José Coelho / Lusa

O Ministério da Saúde disponibilizou o simulador que permite que os portugueses com mais de 80 anos e com mais de 50 anos com doenças de risco associadas possam verificar se já foram incluídos nas listas para a vacinação contra a Covid-19 que está a decorrer nos centros de saúde nacionais.

Para conferir se está na lista só precisa de inserir dados pessoais como número de utente, nome completo e a data de nascimento, com o sistema informático e devolver a informação se o utente já foi identificado e se consta na lista oficial para receber a vacina nesta nova fase que está a acontecer.

Os serviços do Ministério da Saúde já tinham identificado, até à semana passada, 967 mil pessoas que se inserem nestes dois grupos e que começaram já a ser vacinadas. Entre as patologias associadas aos maiores de 50 anos encontra-se insuficiência cardíaca ou renal, doença coronária ou pulmonar obstrutiva crónica.

Até ao dia de ontem foram administradas 523.349 vacinas, sendo que 328.819 dizem respeito à primeira toma e 194.530 à segunda dose, o que significa a imunidade contra o vírus que já vitimou 15.321 pessoas em território nacional.

De relembrar que Portugal começou por vacinar os profissionais de saúde que se encontravam nos serviços essenciais, residentes e profissionais nas estruturas residenciais para idosos. Atualmente, Portugal está a vacinar pessoas com mais de 80 anos e 50 anos com comorbilidades associadas, bem como forças de segurança.

Recomendadas

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que foram postos à venda

O ‘website’ do Lidl bloqueou, após terem sido colocados à venda os primeiros ‘kits’ destes testes que podem ser realizados em casa, enquanto na concorrente Aldi foi registada uma grande afluência de pessoas e os testes esgotaram em poucas horas.
catarina_martins_oe_2020

BE avisa que sem os investimentos necessários reabertura pode gerar nova vaga de Covid-19

Para a líder do BE, “há todas as condições para preparar uma reabertura que não resulte numa nova vaga preocupante se estes investimentos forem feitos”, deixando um apelo claro para que estes sejam colocados no terreno.

Portugal volta a superar os mil casos diários de Covid-19

A DGS regista este sábado mais 26 mortes e 1.007 casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus. O número de pessoas internadas, tanto em enfermaria como em unidades de cuidados intensivos, voltou a cair. No entanto, a Madeira registou mais 288 infeções.
Comentários