Depois de ter sido noticiado que o arroz dispara para máximos da crise alimentar de 2008, o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Luís Mira, veio afastar o cenário de crise no preço do arroz em Portugal, em entrevista à “Rádio Renascença”.
Segundo o dirigente da CAP, a crise deve-se ao bloqueio da exportação de arroz agulha da Índia. No final de julho a Índia proibiu a exportação de arroz. Na altura, o governo indiano disse que a nova proibição “garantiria a disponibilidade adequada de arroz branco não-basmati no mercado indiano” e “levaria à redução dos preços para os consumidores do país”.
No entanto, não é esperado que esta decisão afete os portugueses. “Relativamente a esse mercado da Índia, importamos muito pouco. Portanto, não vamos ser afetados relativamente a essa situação. Nós importamos basmati de outros pontos do mundo, e também arroz agulha, e não temos esse problema”, assegurou.
O responsável pela CAP acrescentou ainda que “relativamente à falta de arroz nós não corremos esse problema”. “Portugal não tem essa questão. Relativamente ao aumento dos preços, depende como é que os mercados reagem. Os mercados são muito, diria, nervosos e são muito sensíveis a todas estas situações”, sublinhou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com