A Associação MulherEndo solicita a “reposição da verdade” no que toca à comparticipação de medicamentos para a Endometriose e da informação correta para um rigoroso esclarecimento a todas as doentes que sofrem da doença. À data de hoje, existe apenas um medicamento comparticipado a 69% e não vários.
Disse a MulherEndo que “não avançou nenhuma informação sobre a comparticipação de medicamentos para a Endometriose”, ao contrário do que saiu na impressa nacional.
A associação recorda que, “no dia 5 de fevereiro, foi noticiado que as doentes com endometriose já têm os medicamentos comparticipados, contudo, à data de hoje, existe apenas um único medicamento comparticipado a 69%, e na prática as doentes não viram refletida essa percentagem no valor final a pagar, porque o preço base do medicamento foi aumentado”.
“Por enquanto, não está disponível qualquer informação se existirão ou não mais pedidos de comparticipação por parte de outras farmacêuticas, não podendo desta forma, ser partilhada nenhuma informação sobre os medicamentos que serão comparticipados”, referiu a MulherEndo.
A associação recorda ainda que, “aquando da discussão na especialidade da Saúde do Orçamento do Estado para 2025, a secretária de Estado Ana Povo especificou que a medicação para a endometriose, no âmbito de “patologia associada à fertilidade”, iria passar a ter comparticipação de 69%. Esta medida entraria em vigor no dia 1 de Janeiro de 2025 mas a realidade não é essa e o Infarmed informou que só haveria comparticipação caso as farmacêuticas submetessem os pedidos para tal”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com