[weglot_switcher]

Greve: Escolas impactadas ao nível do pré-escolar e secundário, diz Andaep

De acordo com o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep), este “é um direito que os funcionários têm”, contudo lembrou que “foi uma greve marcada antes de tempo” e numa altura de eleições. Recordou também que “estão a haver negociações entre sindicatos e o Ministério da Educação”.
16 Maio 2025, 19h21

A greve da Administração Pública, marcada para esta sexta-feira, afetou as escolas secundárias e também e também os estabelecimentos de ensino pré-escolar, como revelou Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep), ao Jornal Económico.

De acordo com o líder associativo, “esta greve impactou os alunos mais jovens, porque nestas escolas os assistentes operacionais já são tão poucos. Mas também temos escolas secundárias que não conseguiram abrir as suas portas da greve dos funcionários”, acrescentou.

Filinto Lima apontou que este “é um direito que os funcionários têm”, contudo lembrou que “foi uma greve marcada antes de tempo” e numa altura de eleições. Recordou também que “estão a haver negociações entre sindicatos e o Ministério da Educação”.

Quanto à forma de recuperar as aprendizagens, Filinto Lima afirmou que há “estratégias para que a matéria que não foi leccionada”, seja recuperada “um pouco à frente nos próximos dias”. Nas escolas, houve uma tentativa de minimizar ao máximo, “mas não é fácil”. No entanto, “cada escola terá a sua fórmula de recuperar as aprendizagens”, sublinhou.

A adesão à greve dos trabalhadores da Administração Pública, afetos ao sindicato independente que a convocou, ronda os 90% e 100% em alguns locais, principalmente em escolas e hospitais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.