[weglot_switcher]

Brexit? Reino Unido pode entrar nas eleições europeias de maio, se não se despachar

Se até ao dia 12 de abril o Brexit não se concretizar, pela aprovação dos deputados britânicos de um plano de saída, o Reino Unido não deixará o clube de Bruxelas antes das eleições europeias de maio.
4 Abril 2019, 13h57

O ministro britânico para o Brexit, Stephen Barclay, fez saber esta quinta-feira que o Reino Unido não pode descartar a possibilidade de participar nas eleições para o Parlamento Europeu, que ocorrem entre os dias 23 e 26 de maio, embora daí possam surgir graves problemas para o sistema político britânico.

“Ter eleições europeias três anos depois de o país ter votado a favor de uma saída seria prejudicial para a nossa política como um todo”, disse Stephen Barclay ao parlamento na quinta-feira.

Mas tal perspetiva não pode ser descartada, acrescentou:”Se formos membros da União Europeia, então sob a lei do tratado, seremos obrigados a entrar nas eleições”.

Ao dia de hoje, o governo chefiado por Theresa May tem até dia 12 de abril para concretizar a saída do Reino Unido da União Europeia, após todos os planos da primeira-ministra terem sido chumbados pelos deputados britânicos. Reino Unido

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.