A Fábrica de Cervejas Portuense – um projecto apresentado em Junho passado e que prevê um investimento de três milhões de euros na criação de uma unidade industrial – já tem um nome para a sua cerveja: Nortada. “Este novo conceito cervejeiro pretende alavancar um novo nicho de mercado em Portugal no universo das cervejas”, referiu fonte oficial da empres, para enfatizar a Nortadas vai “posicionar-se entre as cervejas industriais e as artesanais, com uma posição assumidamente regional.
Com uma capacidade de produção de dois milhões de litros/ano, a Fábrica de Cervejas Portuense “pretende dedicar-se à região Norte do país e em particular ao mercado do grande Porto, para consumo em estabelecimentos do canal Horeca (hotéis, restaurantes, bares e cafés), estando já nesta altura disponível em cem pontos de venda”.
Desde já, a empresa vai lançarum conjunto de cinco estilos de cerveja feita com base em receitas tradicionais e 100% malte. “Cada uma destas cervejas recebeu o nome de uma freguesia do Porto, homenagem à cidade onde tudo começou”. A estes estilos irão juntar-se regularmente outros, sazonais ou permanentes, “já que a Nortada aposta numa dinâmica de lançamentos regulares”.
A Fábrica de Cervejas Portuense (que terá instalações no centro da cidade, em plena baixa), pretende criar um espaço de identificação do Porto com a cultura cervejeira e a criação de um espaço de restaurante-bar que, “ao estilo de outros mercados internacionais, será um local de encontro, diversão, lazer e sobretudo irá contribuir para o desenvolvimento da cultura cervejeira em Portugal”.
Em vários outros países já são os grupos cervejeiros regionais que dominam o mercado, refere a empresa – que assim vem juntar-se a um verdadeiro ‘boom’ das cervejas artesanais – que se têm multiplicado um pouco por todo o país e agregam já um volume de negócios apreciável.”A Nortada apresenta-se com a assinatura ‘Genuinamente melhor!’, que visa transmitir o lado regional genuíno tão característico da região Norte”.
Os responsáveis do projecto – que numa primeira fase vai permitir a criação de cerca de 50 postos de trabalho directos – são Tiago Talone, gestor de marketing, e Pedro Mota, biólogo, ambos com experiência no sector das cervejas, nomedamente, no caso do primeiro, na Unicer – líder nacional do segmento.
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