[weglot_switcher]

Países Baixos suspendem temporariamente uso da vacina da AstraZeneca em menores de 60 anos

Até ao momento, cerca de 400 mil pessoas foram vacinadas com a vacina da AstraZeneca nos Países Baixos e os casos registados são “comparáveis” a alguns reportados na Europa, segundo o Centro Lareb de Farmacovigilância.
2 Abril 2021, 17h15

O governo dos Países Baixos decidiu suspender temporariamente o uso da vacina da AustraZeneca em pessoas com menos de 60 anos após a morte de uma mulher que recebeu a vacina. A notícia chega numa altura em que a agência reguladora da saúde britânica identificou 30 casos de coágulos sanguíneos raros entre 18,1 milhões de pessoas que tomaram o fármaco anglo-sueco no Reino Unido.

No seguimento do anúncio, foram canceladas cerca de 10 mil marcações para a vacinação, segundo a agência ANP. A decisão foi tomada após terem sido divulgados novos relatórios do Centro Lareb de Farmacovigilância e de a questão ter sido discutida com as autoridades de saúde.

Além da morte da senhora, o Centro Lareb de Farmacovigilância revelou também que foram reportados cinco casos de trombose com baixa contagem de plaquetas após a inoculação com a vacina da AstraZeneca. Segundo o centro, as reacções ocorreram cerca de sete a dez dias após a vacinação.

O centro adianta que se tratam de mulheres entre os 25 e 65 anos, sendo que três delas tiveram graves embolias pulmonares. Uma morreu e outra teve uma hemorragia cerebral.

Cerca de 400 mil pessoas foram vacinadas com a vacina da AstraZeneca nos Países Baixos e os casos registados são “comparáveis” a alguns reportados na Europa, segundo o Centro Lareb de Farmacovigilância.

O anúncio chega depois de a Alemanha ter suspendido o uso da vacina em pessoas com menos de 60 anos, à semelhança do que fizeram outros países como o Canadá.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.