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PRR: Governo aloca 188 milhões para criar novo portal do cidadão que agrega serviços públicos

O portal ficará disponível já no final de 2022 com a primeira versão e irá integrar os principais serviços, entre os quais carta de condução na hora, a renovação automática do cartão de cidadão, o pedido de nacionalidade online ou a marcação de consultas.
17 Setembro 2021, 13h38

A partir do próximo ano já vai poder tratar da carta de condução, renovação do cartão do cidadão, pedir a nacionalidade ou atualizar os seus dados pessoas e até mesmo marcar uma consulta médica através do Portal Único. A plataforma criada pelo Governo vai custar 188 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação de Resiliência (PRR).

Esta é apenas uma das medidas anunciadas esta sexta-feira previstas num investimento total de 578 milhões de euros para a transição digital na Administração Pública.

Para aqueles que não querem ou não conseguem aceder ao digital, o Governo anuncia que vai ser também disponibilizada uma linha de telefone único para a marcação de serviços conjugada com a expansão da rede presencial, onde se prevê a abertura de 20 novas lojas de cidadão, 300 novos espaços cidadão, e 12 espaços cidadão móveis.

Além da criação desta plataforma que irá agregar vários serviços públicos, o Governo prevê ainda 87,8 milhões de euros para a formação e qualificação dos trabalhadores do sector que irão potenciar a criação de infraestruturas “críticas digitais eficientes, seguras e partilhadas” no valor de 82,8 milhões de euros.

De forma a assegurar “a transparência a eficiência” os serviços eletrónicos serão melhorados graça a um investimento de 69,7 milhões de euros, em linha com o cheque de 46,7 milhões de euros previstos para reforçar o quadro geral de cibersegurança. Os serviços de administração pública regional nos Açores também serão modernizados e digitalizados com um investimento de 25 milhões de euros.

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