O Reino Unido está em vias de abandonar as regras de distanciamento físico no final do próximo mês, disse o primeiro-ministro Boris Johnson, sendo esta uma das próximas fases do plano de desconfinamento, que segue quase sem percalços com a ajuda da vacinação em massa que já contabiliza mais de 23% da população imunizada.
“Parece-me que a 21 de junho poderemos ter boas hipóteses de dispensar a regra de um metro”, disse numa breve entrevista, na segunda-feira.
A próxima fase do plano de desconfinamento começará a de 17 de maio, altura em que as restrições às viagens ao estrangeiro serão aliviadas, mas não levantadas.
“Queremos ter alguma abertura no dia 17 de maio, mas não acredito que a população deste país queira ver um afluxo de doenças vindas de outro lugar. Eu certamente não quero. Temos de ser muito, muito duros, e temos de ser tão cautelosos quanto possível”, disse o primeiro-ministro.
As declarações surgem numa altura em que um grupo de deputados britânicos subscreveu a uma missiva que apela a que as viagens para o estrangeiro sejam desencorajadas assim que estas recebam ‘luz verde’.
“O governo britânico deverá desaconselhar todas as viagens internacionais de lazer para prevenir a importação de novas variantes para o Reino Unido, de forma a reduzir o risco de uma terceira vaga e de mais confinamentos”, lê-se no relatório, citado pelo “The Guardian”. “Esta recomendação deverá ser implementada imediatamente e revista numa base trimestral.”
O regresso às viagens vai funcionar de acordo com um sistema de semáforo, que irá indicar os destinos mais e menos seguros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com