A Comissão Europeia anunciou que pediu o apoio dos Estados-membros da União Europeia (UE) para a compra antecipada a empresas farmacêuticas de até seis vacinas contra a covid-19, revelaram duas fontes oficiais à agência “Reuters”, esta quinta-feira.
A comissão deverá pedir aos ministros da Saúde dos Estados-membros, durante uma reunião por videoconferência na sexta-feira, que apoiem o plano, devido a receios de que a UE possa vir a não ter doses suficientes caso uma vacina seja desenvolvida com sucesso.
“Pagamos antecipadamente uma parte significativa do investimento necessário em troca de um compromisso do fabricante farmacêutico em dar-nos uma vacina quando esta esteja disponível e caso seja eficaz”, acrescentou à Reuters uma terceira fonte (pertencente à Comissão Europeia, cuja identidade não é revelada).
A Comissão Europeia deverá ainda apresentar uma proposta para que os requisitos ao nível da regulação sejam aligeirados temporariamente para que se possam desenvolvem vacinas que contêm organismos geneticamente modificados.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com