Os aviões à escala pequena, mais conhecidos por drones, brancos e amarelos, distinguem-se no céu azul, e carregam pequenos pacotes para entregar a casa de quem faça a encomenda. O CEO da Alphabet Wing, ou Google Wing, James Burgess participa este ano na Web Summit para dar a conhecer a empresa que já faz entregas por drone desde 2014.
“Achamos que ao levar as entregas de última hora para o céu, podemos atingir tremendos benefícios” para os clientes e para o mundo, disse James Burgess em conversa com Steven Levy da Wired. “É uma forma mais rápida e barata de fazer entregas, mas também tem o potencial de ser mais seguro, do que transportar encomendas em grandes veículos, além de ser mais ‘amigo do ambiente'”, admitiu o CEO da Alphabet Wing.
A Google Wing é responsável pelo seu próprio design e produção dos drones de entregas e atualmente encontra-se a construir várias plataformas de software que controlem o tráfego aérea ao nível dos drones, de forma a que o uso destes aparelhos sejam automatizados.
Atualmente em três países e quatro cidades, Brisbane e Camberra na Austrália, Helsínquia na Finlândia e Virgínia nos Estados Unidos, a Wing começou por realizar entregas de café aos consumidores, chegando ainda quente ao destino final.
“Estamos a aprender com as comunidades e com o que elas querem e como podemos integrar as suas ideias”, realçou Burgess, assumiu que atualmente realizam entregas simples como pequenas ferramentas, medicamentos, comida e café. “Somos inspirados pelas necessidades das comunidades e vamos adicionando artigos às listas”, disse o CEO, sustentando que entregam produtos locais às comunidades onde se inserem.
Apesar de parecer um objeto estranho de se entregar, o café é um dos mais pedidos pelas comunidades. O drone da Wing, para recolher o pedido e realizar a entrega, fica parado no ar e desce um pequeno braço que recolhe ou entrega o pedido ao consumidor, não necessitando de qualquer infraestrutura.
A eficiência e a velocidade na entrega são detalhes que Burgess considera serem superiores às entregas normalizadas aos dias de hoje, com grandes camiões. O drone consiste num modelo híbrido, permitindo-lhe subir em altura como um helicóptero e mover-se em frente como um avião.
Enquanto estão na fase piloto, o drone é autónomo mas existe um assistente sempre pronto para auxiliar, de forma a que o drone siga sempre o seu caminho. Desde que começaram as entregas, em 2014, Burgess sustenta que os consumidores se mostraram bastante satisfeitos com as entregas.
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