O surgimento de uma nova variante de covid-19 mais contagiosa, no Reino Unido, tem levado a que vários países anunciassem restrições de viagens com o países. Países Baixos, Bélgica, e Itália já confirmaram restrições, e a Alemanha prepara-se para se juntar a esta lista. Saiba que medidas cada um destes países tomou para evitar a propagação do coronavírus.
Países Baixos
Este foi dos primeiros locais a anunciar que iriam restringir viagens para o Reino Unido. Estarão suspensos todos os voos de passageiros oriundos do Reino Unido até 01 de janeiro.
Bélgica
Quanto à Bélgica decido suspender as ligações aéreas e marítimas provenientes do Reino Unido. a suspensão vai estar em vigor pelo menos de 24 horas, podendo, porém, ser prolongada, e que começa às 23:00 de hoje, confirmou o primeiro-ministro do país.
Itália
O país decidiu suspender as viagens com o Reino Unido, contudo ainda não são conhecidos os moldes dessas restrições.
Em Itália o Governo decidiu confinar a população nos feriados e na véspera do Natal.
Nos dias 24, 25, 26, 27 e 31 de dezembro e nos dias 01, 02, 03, 05 e 06 de janeiro, não se poderá sair de casa, a não ser que seja para se ir trabalhar, em casos de emergência ou por questões de saúde, e as viagens foram proibidas entre as diferentes regiões de Itália.
Alemanha
A Alemanha ainda está a avaliar a situação do Reino Unido, mas tudo indica que brevemente poderá também impor algum tipo de restrição no que diz respeito
Portugal
Uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou que o países está atento à situação epidemiológica do Reino Unido, acrescentando que o país está privilegiar a “cooperação estreita” entre as autoridades de saúde dos dois países
Nova variante do coronavírus pode ser 70% mais contagiosa
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, tinha admitido no passado sábado que esta nova variante do covid-19, “pode ser 70% mais contagiosa”. Contudo o governante sublinhou que “ainda há muito que não se sabe”, pois “não há provas que sugiram que é mais letal”, “nem que a vacina seja menos eficaz contra esta variante”.
Isto levou a que o Reino Unido voltasse a tomar novas medidas restritivas de modo a conter a propagação do coronavírus
No sábado foi anunciado um novo confinamento em Londres, sudeste da Inglaterra e parte do leste do país, forçando mais de 16 milhões de pessoas a ficarem em casa e a renunciarem às reuniões de Natal.
Os negócios não essenciais foram fechados e todas as viagens para fora dessas zonas de alerta máximo, seja para outro lugar no Reino Unido ou para o exterior, foram proibidas.
Pubs, restaurantes e museus estão fechados desde quarta-feira.
O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, admitiu que as novas restrições contra o covid-19, anunciadas pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, podem durar durante algum tempo. O governante voltou a reafirmar que quanto “mais rápido esta nova variante do coronavírus se espalhar, mais difícil será manter as coisas sob controlo”, voltando a sublinhar a importância da vacina contra o covid-19.
O mesmo governante admitiu que a nova variante do coronavírus esta fora de controlo, como argumento para justificar as restrições impostas em Londres e partes de Inglaterra, acrescentando que para manter o controlo era necessário restringir os contactos sociais.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com