[weglot_switcher]

União Europeia precisa de aproveitar o potencial das tecnologias de reutilização de águas residuais

O potencial e o futuro das águas residuais.
31 Maio 2017, 07h50

Existe um acordo geral em torno do apoio à iniciativa da U.E. ligada à reutilização de águas residuais, em particular no que concerne ao desenvolvimento ao nível europeu dos requisitos mínimos de qualidade para a reutilização. Publicado em abril de 2016, o documento “Inception Impact Assessment on ‘Minimum quality requirements for reused water in the EU” (nova legislação na UE) estabelece com bastante detalhe o enquadramento, os objetivos políticos e as opções, bem como os impactes: http://ec.europa.eu/environment/water/reuse.htm
Ao mesmo tempo que oferece uma fonte alternativa eficaz e fiável de abastecimento de água, as tecnologias de reutilização de água também apresentam um grande potencial de inovação, de crescimento e de criação de emprego. O Joint Research Centre da UE estima que cada 1% no aumento da taxa de crescimento da indústria da água pode conduzir à criação de até 20 mil novos postos de trabalho.
Entre os benefícios da reutilização de águas residuais está o facto de tratar-se de uma fonte de abastecimento de água fiável e flexível, que não é afetada por secas sazonais ou variações no clima. A tecnologia permite, ainda, responder a picos de utilização. Comunidades e agricultores podem, por isso, confiar na continuidade do abastecimento, reduzindo o risco de quebras de produção agrícola, perdas de rendimento e elevados custos que são, depois, refletidos na população.
Todos beneficiamos se estivermos cientes e abertos às imensas possibilidades criadas pelas tecnologias para uma reutilização segura de águas residuais. Além de ser uma escolha acertada para a Economia Circular, é também a escolha acertada para o futuro do nosso planeta.

 

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a Comissão Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.