[weglot_switcher]

Altri compra empresa suíça

Companhia produz fibras sustentáveis que permitem substituir fibras sintéticas de base fóssil.
23 Julho 2025, 12h17

A Altri anunciou a compra de 58,7% da AeoniQ, que produz fibras sustentáveis.

A  empresa suíça “detém uma tecnologia inovadora de produção de fibras de base celulósica sustentáveis com características excepcionais e que permitem substituir fibras sintéticas de base fóssil”, anunciou hoje a Altri.

A companhia vai manter como co-investidores a HeiQ, a Boss e a MAS Holdings.

“Estamos muito satisfeitos com a concretização desta aquisição que, para além de diversificar as nossas operações, reforça a presença da Altri no setor das fibras têxteis sustentáveis, abrindo novas avenidas de criação de valor para os diferentes stakeholders do Grupo” disse José Soares de Pina, CEO do Grupo Altri, em comunicado divulgado esta quarta-feira, 23 de julho.

O investimento inclui a realização de um aumento de capital que permitirá “desenvolver a capacidade de produção em escala comercial da AeoniQ™, reforçando a sua visão estratégica de diversificação para aplicações celulósicas de alto valor e baixo impacto ambiental”, pode-se ler.

A aquisição permitirá o desenvolvimento da primeira unidade industrial AeoniQ do mundo, que será construída na fábrica de fibras da Altri na Caima, em Constância. A construção está prevista para ter início durante 2026, com uma capacidade inicial de 1.750 toneladas por ano.

Para além das linhas piloto já existentes na Áustria, será lançada uma unidade pré-industrial em Portugal no início de 2026 para acelerar os protótipos, parcerias com marcas e coleções cápsula.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.