E vai mais um. Os alunos de Formula Student do Instituto Superior Técnico construiram um novo protótipo do carro de corrida elétrico. O novíssimo FST11 tem estreia anunciada nas pistas da competição Red Bull Ring, que se realiza entre 23 e 28 de julho em Spielberg, na Áustria.
Trata-se do oitavo protótipo elétrico e o segundo com capacidades autónomas. Constituiu, segundo Pedro Oliveira, team leader da equipa FST Lisboa, um dos maiores desafios enfrentados desde o lançamento do projecto do carro há cerca de duas décadas.
“O principal objetivo foi atingir a comunhão perfeita entre os dois modos de condução, de modo que seja possível extrair a performance máxima do protótipo em todo o momento”, explica.
O novo protótipo demorou cerca de um ano a desenvolver, está equipado com quatro motores elétricos AC com diferencial eletrónico e atinge 130 km/h. A bateria é composta por células lítio-cobalto com capacidade de 7,6 kWh e a caixa de proteção foi produzida em materiais compósitos. A empresa Celfocus, do grupo Novabase, patrocina o projeto.
O emblemático carro de corrida do Técnico contabiliza já 11 modelos, todos colocados à prova em torneios internacionais da modalidade. A equipa que desenvolve o projecto , a FST Lisboa, é composta por 54 alunos oriundos de seis cursos diferentes.
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