A Associação Portuguesa de Empresas e Distribuição (APED) lançou uma campanha de incentivo à reciclagem de equipamentos eletrónicos. A campanha conta com o apoio da European Recycling Platform e do Eletrão, assim como da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direção-Geral das Atividades Económicas.
A campanha incentiva os consumidores a depositarem os seus aparelhos elétricos e eletrónicos usados em locais próprios. “Monos que só ocupam espaço lá em casa? Deixe connosco”, é a assinatura da campanha, que decorre nas plataformas da APED e dos seus associados.
Quando os equipamentos elétricos e eletrónicos já não funcionam ou estão obsoletos, são considerados resíduos, assim como todos os seus componentes, subconjuntos e materiais consumíveis que fazem parte do equipamento.
Em 2021 foram recolhidas 53 .693 toneladas destes resíduos, o que corresponde a 27% da meta estabelecida de 65% do peso médio dos equipamentos colocados no mercado nos últimos três anos.
Cristina Câmara, Diretora de Sustentabilidade da APED, afirma que “o retalho e a distribuição estão na linha da frente na promoção das melhores práticas de sustentabilidade e na criação de uma economia mais circular. Com esta campanha, a APED e os seus Associados procuram dar um contributo para mobilizar cada vez mais consumidores para uma ação coletiva essencial para aumentar os níveis de reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos e, assim, ajudar Portugal a cumprir as metas nacionais e comunitárias”.
A APED além de fornecer uma recolha gratuita dos equipamentos usados, também disponibiliza um total de 1700 locais de recolha destes equipamentos.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com