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APED lança campanha de reciclagem de aparelhos eletrónicos e elétricos

A campanha incentiva os consumidores a depositarem os seus aparelhos elétricos e eletrónicos usados em locais próprios. “Monos que só ocupam espaço lá em casa? Deixe connosco”, é a assinatura da campanha, que decorre nas plataformas da APED e dos seus associados.
14 Outubro 2024, 19h39

A Associação Portuguesa de Empresas e Distribuição (APED) lançou uma campanha de incentivo à reciclagem de equipamentos eletrónicos. A campanha conta com o apoio da European Recycling Platform e do Eletrão, assim como da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direção-Geral das Atividades Económicas.

A campanha incentiva os consumidores a depositarem os seus aparelhos elétricos e eletrónicos usados em locais próprios. “Monos que só ocupam espaço lá em casa? Deixe connosco”, é a assinatura da campanha, que decorre nas plataformas da APED e dos seus associados.

Quando os equipamentos elétricos e eletrónicos já não funcionam ou estão obsoletos, são considerados resíduos, assim como todos os seus componentes, subconjuntos e materiais consumíveis que fazem parte do equipamento.

Em 2021 foram recolhidas 53 .693 toneladas destes resíduos, o que corresponde a 27% da meta estabelecida de 65% do peso médio dos equipamentos colocados no mercado nos últimos três anos.

Cristina Câmara, Diretora de Sustentabilidade da APED, afirma que “o retalho e a distribuição estão na linha da frente na promoção das melhores práticas de sustentabilidade e na criação de uma economia mais circular. Com esta campanha, a APED e os seus Associados procuram dar um contributo para mobilizar cada vez mais consumidores para uma ação coletiva essencial para aumentar os níveis de reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos e, assim, ajudar Portugal a cumprir as metas nacionais e comunitárias”.

A APED além de fornecer uma recolha gratuita dos equipamentos usados, também disponibiliza um total de 1700 locais de recolha destes equipamentos.

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