[weglot_switcher]

Apollo Funds compra participação minoritária da Autodoc com uma avaliação de 2,3 mil milhões

O investimento marca a primeira vez que a Autodoc angaria capital de terceiros.
29 Abril 2024, 14h58

A Apollo Funds adquiriu uma participação minoritária na retalhista online líder de peças e acessórios para veículos na Europa, fundada em Berlim em 2008 por Alexej Erdle, Max Wegner e Vitalij Kungel, com uma avaliação de 2,3 mil milhões de euros.

A plataforma de e-commerce de peças de automóveis da Europa, com sede em Berlim e Tech Hub em Portugal, Autodoc, anunciou que os fundos de investimento geridos pela Apollo, juntamente com a sua unidade de Hybrid Value (Apollo Funds) efetuaram um investimento de capital minoritário ao lado de investidores institucionais, com avaliação de 2,3 mil milhões de euros.

Como parte da transação, dois representantes da Apollo farão parte do Conselho Fiscal da empresa.

O investimento marca a primeira vez que a Autodoc angaria capital de terceiros.

O Barclays atuou como assessor financeiro exclusivo da Autodoc na transação, e o Houlihan Lokey e o Deutsche Bank atuaram como assessores financeiros do Apollo Funds.

A Allen & Overy LLP atuou como assessor jurídico da AutoTech GmbH & Co. KG/Autodoc, enquanto que Sidley Austin LLP atuou como assessor jurídico da Apollo Funds.

“Através deste negócio, a Apollo apoiará os planos de crescimento da empresa à medida que a Autodoc entra no segmento B2B e continua a expandir a sua posição de liderança no mercado pós-venda independente de peças automóveis no segmento B2C a nível europeu”, refere a empresa.

“O investimento da Apollo na Autodoc é a validação do potencial da nossa empresa. Estamos muito entusiasmados por ter encontrado na Apollo, um investidor que apoia o nosso percurso. Estamos a reunir os nossos pontos fortes para que, juntos, possamos atingir todo o potencial de crescimento da Autodoc”, refere, na nota, Dmitry Zadorozhny, CEO da Autodoc.

A atividade da Autodoc  é sustentada pela alta tecnologia, ofertas de marcas e produtos diversificados e um ecossistema acessível que “permitiu ao negócio crescer de forma rentável e sustentável”.

A Autodoc reportou uma receita líquida CAGR (taxa de crescimento anual composta) de aproximadamente 26% nos últimos cinco anos e, em 2023, gerou mais de 1,3 mil milhões de euros e mais de 130 milhões de euros de EBITDA ajustado.

“A Autodoc encontra-se numa trajetória incrível, como refletem nossos resultados preliminares de 2023 e pelo crescimento do lucro nos últimos anos. Estamos a expandir o nosso principal negócio, enquanto abrimos portas a novas oportunidades, e somos altamente lucrativos e livres de dívidas. Estamos muito satisfeitos por a Apollo, com a sua experiência no mercado de capitais, participar no nosso caminho de sucesso”, afirma Lennart Schmidt, CFO da Autodoc.

“Este é um marco importante na história da Autodoc e acreditamos que é uma prova da posição de liderança da indústria e da plataforma que construímos desde a nossa fundação”, dizem  os os co-fundadores da retalhista online, Alexej Erdle, Max Wegner e Vitalij Kungel.

“A Autodoc construiu um modelo digital que é o preferido dos clientes e admirado na indústria, tornando-se rapidamente uma das maiores, e de mais rapido crescimento, plataformas de comércio eletrónico da Europa no mercado de peças e acessórios para veículos”, refere, citado no comunicado, Jeremy Honeth, da Apollo Hybrid Value. “Esperamos servir como parceiro estratégico de capital nesta emocionante jornada de crescimento da Autodoc”, acrescenta.

A Apollo Hybrid Value tem um histórico forte no que diz respeito à criação de valor a longo prazo e de ajudar as empresas a desbloquearem todo o seu potencial através de investimentos de capital estruturados, incluindo capital pré-IPOs e soluções para apoiar o crescimento.

Desde a sua fundação em 2008, a Autodoc tornou-se um dos principais retalhistas online de peças e acessórios para automóveis da Europa. A Autodoc lançou o seu Factbook 2023, descrevendo os principais destaques preliminares do seu desempenho operacional e financeiro, as prioridades estratégicas e as iniciativas ESG (ambiental, social e de governança).

O Conselho de Administração é composto por Dmitry Zadorojnii (CEO) e Lennart Schmidt (CFO). A Autodoc tem 5,8 milhões de produtos na sua gama para 172 marcas de automóveis, 23 de pesados e 154 de motos.

Em 2022, a Autodoc atingiu vendas de mais de 1,1 mil milhões de euros (2021: 1,0 mil milhões de euros). A Autodoc tem lojas virtuais em 27 países europeus. A empresa emprega cerca de 5.000 pessoas em 10 novos mercados, nomeadamente, Alemanha, França, Cazaquistão, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, Portugal, Moldávia, República Checa e Ucrânia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.