[weglot_switcher]

Autarquia de Leiria aprova projeto de 2,5 milhões de euros para construção da nova central de mobilidade

Nova central de mobilidade da cidade ( TIL – Terminal Intermodal de Leiria) vai ser construída junto ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.
1 Maio 2024, 16h01

A Câmara Municipal de Leiria aprovou, na terça-feira, o projeto de execução da nova central de mobilidade da cidade ( TIL – Terminal Intermodal de Leiria), que vai ser construída junto ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa e cujo investimento ascende a 2,5 milhões de euros.

Em comunicado, a autarquia liderada por Gonçalo Lopes refere que a infraestrutura do TIL, que vai substituir a atual estação rodoviária, irá “receber uma praça de táxis, uma estação da biclis e ligação ao serviço Mobilis e ao Percurso Polis, permitindo a intermodalidade de meios de transporte, numa zona de fácil acesso a diversos serviços e equipamentos”.

De acordo com a autarquia, será aberto, em breve, o concurso público para a execução do projeto, bem como da adjudicação dos trabalhos e respetiva aprovação pelo Tribunal de Contas.

“Enquadrada no desenvolvimento de uma política de mobilidade sustentável, com reforço da aposta nos transportes públicos, o Município estima que a empreitada possa começar no próximo mês de setembro, sendo objetivo que a nova central de mobilidade possa entrar em funcionamento um ano depois”,

Ainda segundo a mesma nota, o TIL terá capacidade para acolher 15 autocarros, bem como “um edifício para serviços administrativos e sala de espera para passageiros, uma praça coberta, uma zona de descanso exterior e uma bilheteira, num total de 2.918 metros quadrados de área de construção, que serão complementados com iluminação no pavimento e nos números das docas”.

O edifício central terá dois pisos e “uma sala de espera com vista para todos os cais e com uma capacidade para cem pessoas, um lounge para 20 utilizadores e uma área de encomendas, e, no primeiro andar, os serviços administrativos que terão uma sala de reuniões, quatro gabinetes, uma copa, instalações sanitárias, espaços de apoio e uma receção ao público para atendimento de apoio ao cliente”, acrescenta a autarquia.

O TIL terá painéis fotovoltaicos numa das coberturas, instalados para assegurar a produção de “energia suficiente para alimentar a iluminação exterior e interior, assim como a ventilação e a rede elétrica, reduzindo drasticamente a pegada ecológica” da nova infraestrutura.

Além disso, o projeto foi desenhado tendo em vista aproveitar as águas pluviais para reservatórios, para manutenção dos espaços verdes, limpeza ou nas instalações sanitárias.

“Enquadrada no desenvolvimento de uma política de mobilidade sustentável, com reforço da aposta nos transportes públicos, o Município estima que a empreitada possa começar no próximo mês de setembro, sendo objetivo que a nova central de mobilidade possa entrar em funcionamento um ano depois”,

De acordo com o município leiriense, a localização do TIL foi selecionada entre várias opções, no âmbito de um estudo feito por consultora especializada, tendo sido “a que recolheu mais opiniões favoráveis num amplo processo de consulta junto da população e de representantes das forças vivas do concelho”.

“O TIL será desenvolvido num modelo que não irá condicionar a realização de eventos, como a Feira de Leiria, e a atividade no Estádio Municipal, devendo ser complementada com pontos de ancoragem no centro da cidade e junto às escolas”, ressalva a autarquia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.