“Portugal está atualmente a enfrentar uma severa crise de habitação, desencadeada por um aumento no investimento estrangeiro em imóveis e pela falta de casas novas a preços acessíveis”. É assim que o canal público britânico resume a atual situação em Portugal num artigo dedicado ao tema que aflige jovens, famílias e idosos e que promete ser um dos maiores desafios do país nos próximos anos, que recorda a manifestação “Casa para Viver” que juntou milhares de pessoas nas ruas da capital a exigir mais habitação e acessível.
Em 2022, o preço médio de casas para arrendar em Lisboa atingia os 1.655 euros mensais, segundo a Imovirtual com base nos anúncios na sua plataforma. Entre 2020 e 2022, os preços dispararam mais de 19%. Já o preço médio de vendas atingia os 626 mil euros, mais 21% face a 2019, também tendo como base os anúncios da plataforma.
O artigo conta o caso de Joelsy Pacheco, uma enfermeira que trabalha 16 horas por dia, num hospital da capital e numa ONG. “A maioria do meu salário vai para a renda, assim como contas, alimentação e transporte. Apenas com um emprego seria impossível”.
Com o contrato de arrendamento a expirar, tem receio que este aumente e de não conseguir pagar a renda. “Para onde vou? Provavelmente, vou ter de viver com a minha mãe, longe do trabalho e vou ter de alterar toda a minha vida”, disse à “BBC”.
Outra história contada é a de Georgina Simões, uma cuidadora num lar que recebeu um aviso de despejo por parte da senhoria e recorreu aos tribunais para contestar.
“Eu não deixo a casa porque quando procuro casas o meu salário não é suficiente. Os preços das casas estão acima dos salários em Portugal”, disse a cuidadora que paga uma renda de 300 euros e ganha o salário mínimo de 760 euros.
A “BBC” recorda o programa Mais Habitação do Governo que visa travar os vistos gold, e novas licença de Alojamento Local, concluindo que para a maioria as medidas pecam por ser curtas e por chegarem tarde.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com