[weglot_switcher]

Bloco organiza contra-cimeira para abordar pobreza na União Europeia

O evento organizado com outros partidos de esquerda europeus será uma alternativa à Cimeira Europeia que se vai realizar nos dias 7 e 8 de maio.
26 Abril 2021, 19h38

O Bloco de Esquerda (BE), em conjunto com outros partidos de esquerda europeus, está a organizar uma “contra-cimeira” para debater a pobreza na União Europeia.

O anuncio do evento foi feito pela líder do partido, Catarina Martins, e é uma alternativa à Cimeira Europeia que vai decorrer a 7 e 8 de maio. “O que está anunciado para esta cimeira é muito débil. É muito proclamatório e com poucos resultados”, justifica a coordenadora do partido.

“Não existe, na agenda desta reunião europeia, nada sobre crise da habitação. Não existe nada sobre combate à precariedade. Não existe sequer uma referência ao apoio social europeu que possa valer a quem sofre tanto com a pandemia”, acrescenta a bloquista.

Assim, o BE decidiu organizar com outros partidos de esquerda europeus, e também com sindicatos e organizações dedicadas ao combate à pobreza, uma contra-cimeira no Porto. O evento vai decorrer em formato presencial, mas também à distância e vai contar com a presença de ativistas e especialistas que vão apresentar propostas relacionadas com a pobreza na União Europeia.

Estas propostas “passarão por um compromisso europeu de apoio social que passa pelo combate à crise da habitação, e pelo combate à precariedade laboral sem esquecer uma agenda para o emprego na União Europeia”, explica a responsável.

“Este tem de ser o momento da resposta solidária, e do combate à pobreza. Não pode ser o momento dos anúncios de milhões ao mesmo tempo que se abandona tanta gente”, sublinha Catarina Martins.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.